Os três trechos acima apresentados evidenciam a importância da definição do modelo de negócios para a inovação e sucesso organizacional. O Business Model Canvas, que você aplicou no “Pratique” em uma empresa real, permitiu que você pudesse perceber a praticidade, aplicabilidade e relevância dessa ferramenta. Agora, você deve analisar cada um dos 9 componentes do Business Model Canvas, destacando sua relevância para a gestão e desenvolvimento de empresas, bem como associar, sempre que possível, com os elementos do direito empresarial que discutimos ao longo da nossa UCD.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1 - Proposta de Valor
A proposta de valor é o inicio de tudo. Essa parte é bastante central para o seu modelo de negócios. Aqui, você precisa indicar de forma simples a proposta do seu produto para seus clientes. Nesse momento você apresenta suas vantegens, qualidades e diferenciais em relação aos concorrentes para ganhar o cliente. Mostrando o quanto seu produto fará diferença na vida do seu cliente.
2 - Segmento de Clientes
No segmento de clientes definimos qual o publico alvo. Caracteristicas como: idade, gênero, preferencias e localização, ajudam a criar uma lista de pessoas interessadas no seu produto. Neste momento quanto mais detalhes, maior a porcentagem de pessoas que viram clientes fidelizados.
3 - Canais
Canais são as formas de você se comunicar com seus clientes. Desde a divulgação até a entrega do seu produto, seja ele físico ou digital. Existem diferentes tipos de canais. Os canais de comunicação onde você conhece o seu cliente oferece o seu produto divulgando sua marca. Canais de venda são os utilizados para conclusão das vendas, seja via internet ou telefone por exemplo. E os canais de distribuição são os responsáveis pelo recebimento dos produtos pelo seu cliente.
4 - Relacionamento
Relacionamente é a sua linguagem, como a marca se posiciona e de que maneira você se conecta com o seu público. O relacionamento pode ser pessoal, com interação humana, como ocorre em uma loja física, por exemplo. Autoatendimento, onde o cliente consegue sem a ajuda de um funcionário finalizar sua compra ou serviço. E a automatizada onde ela é totalmente executada por sistema ou computadores. Cada segmento escolhe a forma que melhor atende produto e seu publico.
5 - Fontes de receita
Fontes de receita está no nível finanças, onde é determinado de onde vai gerar lucro. Define onde e como será oferecido o seu produto. Por exemplo será em vendas ou aluguel? Mesmo sendo escolhido uma forma de oferecer, nada impede de ajustar seus métodos ao longo do processo. Modificando conforme a necessidade do cliente.
6 - Atividades-chave
Nesta etapa definimos quais são as atividades indispensáveis para funcionar seu segmento. Rotina, organização e forma de trabalho para que o funcionamento entregue o resultado esperado e assim corresponder ao atendimento proposto e deixar o cliente satisfeito. Toda a infraestrutura do negocio depende do bom funcionamento nesta etapa, pois cada setor deve estar organizado e funcionando perfeitamente para que o resultado final seja o esperado.
7 - Recursos principais
Os recursos principais são similares ao item Atividades-chave porque ambos definem a operação. O que é necessário para o negócio funcionar. Então, é preciso pensar em quais são os recursos necessários para realizar as atividades primordiais. Recursos humanos, intelectuais, financeiros e físicos que não podem faltar para o bom funcionamento.
8 - parcerias principais
Parcerias principais são as pessoas que ajudam o negócio a operar no mercado, o que coloca as parcerias principais dentro do nível de infraestrutura. Fornecedores e parceiros ajudam no resultado de entrega de valor oferecido ao cliente. Porém nesta etapa é listado apenas as parcerias imprescindível para as atividades chaves.
9 - Estrutura de custos
Nesta ultima etapa você destaca as despesas e investimentos que o seu negocio irá gerar. Eles podem ser fixos ou variáveis. Esses dados são muito importantes para a organização das finanças.