Os três estilos poéticos do século XIX foram o Romantismo, o Parnasianismo e o Simbolismo. A seguir são apresentadas cinco afirmações sobre elas. Classifique-as em certas ou erradas.
a) Por ser tão subjetivista quanto o Romantismo, podemos dizer que o Simbolismo foi uma espécie de retomada da poesia romântica.____________
b) O Parnasianismo rejeitou o sentimentalismo choroso dos românticos, mas continuou valorizando a linguagem coloquial e a liberdade de expressão do Romantismo.________
c) O nacionalismo romântico representado pela poesia indianista, por exemplo, foi retomado pelos poetas simbolistas._________
d) Álvares de Azevedo e Olavo Bilac representam muito bem a poesia romântica e a poesia parnasiana, respectivamente.______________
e) Cruz e Souza e Castro Alves são dois representantes importantes da poesia simbolista e da poesia romântica, respectivamente.___________
(PUC - RS) Todas as crenças ingênuas, do fetichismo bárbaro ás aberrações católicas, todas as tendências impulsivas das raças inferiores, livremente exercitadas na indisciplina da vida sertaneja se condensavam no seu miticismo feroz e extravagante. Ele foi, simultaneamente, o elemento ativo e passivo da agitação que surgiu.
Como demonstra a descrição de Antônio Conselheiro, Euclides da Cunha subordinou a literatura de Os sertões ao determinismo da:
a)tradição-ideal-política
b)genética-ideologia-história
c)geografia-religião-sociedade
d)miscigenação-cultura-filosofia
e)raça-meio-momento
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Os três estilos poéticos do século XIX foram o Romantismo, o Parnasianismo e o Simbolismo. A seguir são apresentadas cinco afirmações sobre elas. Classifique-as em certas ou erradas.
a) Por ser tão subjetivista quanto o Romantismo, podemos dizer que o Simbolismo foi uma espécie de retomada da poesia romântica.
Certa
b) O Parnasianismo rejeitou o sentimentalismo choroso dos românticos, mas continuou valorizando a linguagem coloquial e a liberdade de expressão do Romantismo.
Errado, o parnasianismo tem linguagem rebuscada de rigor formal.
c) O nacionalismo romântico representado pela poesia indianista, por exemplo, foi retomado pelos poetas simbolistas.
Essa eu fico em dúvida. Muitas características românticas foram herdadas no simbolismo, mas não tenha certeza do nacionalismo.
d) Álvares de Azevedo e Olavo Bilac representam muito bem a poesia romântica e a poesia parnasiana, respectivamente. Certo
e) Cruz e Souza e Castro Alves são dois representantes importantes da poesia simbolista e da poesia romântica, respectivamente. Certo
(PUC - RS) Todas as crenças ingênuas, do fetichismo bárbaro ás aberrações católicas, todas as tendências impulsivas das raças inferiores, livremente exercitadas na indisciplina da vida sertaneja se condensavam no seu miticismo feroz e extravagante. Ele foi, simultaneamente, o elemento ativo e passivo da agitação que surgiu.
Como demonstra a descrição de Antônio Conselheiro, Euclides da Cunha subordinou a literatura de Os sertões ao determinismo da:
e)raça-meio-momento
a) Por ser tão subjetivista quanto o Romantismo, podemos dizer que o Simbolismo foi uma espécie de retomada da poesia romântica.
Certa
b) O Parnasianismo rejeitou o sentimentalismo choroso dos românticos, mas continuou valorizando a linguagem coloquial e a liberdade de expressão do Romantismo.
Errado, o parnasianismo tem linguagem rebuscada de rigor formal.
c) O nacionalismo romântico representado pela poesia indianista, por exemplo, foi retomado pelos poetas simbolistas.
Essa eu fico em dúvida. Muitas características românticas foram herdadas no simbolismo, mas não tenha certeza do nacionalismo.
d) Álvares de Azevedo e Olavo Bilac representam muito bem a poesia romântica e a poesia parnasiana, respectivamente. Certo
e) Cruz e Souza e Castro Alves são dois representantes importantes da poesia simbolista e da poesia romântica, respectivamente. Certo
(PUC - RS) Todas as crenças ingênuas, do fetichismo bárbaro ás aberrações católicas, todas as tendências impulsivas das raças inferiores, livremente exercitadas na indisciplina da vida sertaneja se condensavam no seu miticismo feroz e extravagante. Ele foi, simultaneamente, o elemento ativo e passivo da agitação que surgiu.
Como demonstra a descrição de Antônio Conselheiro, Euclides da Cunha subordinou a literatura de Os sertões ao determinismo da:
e)raça-meio-momento
KingNeto:
obrigado me ajudou bastante
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