Português, perguntado por kikogobbato4150, 9 meses atrás

Os trechos seguintes foram extraídos do texto "Casas de cômodos", que consiste em uma panhado de impressões recolhidas pelo escritor Aluísio Azevedo. Leiaos para responder às questões.a) Que recurso da estética naturalista surge já no início das notas, feitas em razão do cotidiano nacional da época? Justifique.b) Para o leitorde O Cortiço, salta à vista o aproveitamento que Aluísio Azevedo fez de parte dessas impressões ao conceber a relação entre João Romão e Bertoleza. Há também, con tudo, diferenças relevantes. Qual o fator que, central na sociedade brasileira do século XIX, acentua o tom perverso do final do romance? Justifique com base no enredo.

#FUVEST

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
10

a) O recurso da estética naturalista que surgiu no período foi o denominado de cienticismo, ou seja, a apropriação das teorias científicas da segunda metade do século. Esse recurso está presente na seguinte expressão do texto: “um tipo digno de estudo”.

b) O fator que acentua o tom perverso do final do romance é o escravagismo, visto que diferente do afirmado por Aluísio de Azevedo em Casas de Cômodos, em O Cortiço, temos uma escrava livre por ter comprado sua carta de alforria.

Bons estudos!

Perguntas interessantes