Saúde, perguntado por elainepm07, 9 meses atrás

Os trechos “A” e “B” a seguir descrevem anormalidades relacionadas à constituição das membranas biológicas e que, no geral, caracterizam disfunções no organismo humano.
A: Na fibrose cística, há comprometimento da liberação de secreções exócrinas (muco, suor e enzimas) que se tornam mais viscosas, afetando sua eliminação e as funções de alguns tecidos corporais. Isso se deve ao fato de que nas membranas apicais das células epiteliais há grande concentração de CFTR ( Cystic Fibrosis Transmembrane Conductance Regulator ) defeituosos. Essas estruturas são importantes para o transporte de íons pela membrana e, consequentemente, pela regulação da quantidade e consistência das secreções exócrinas.
ROSA, F. R. et al. Fibrose cística: uma abordagem clínica e nutricional. Revista de Nutrição , Campinas, v. 21, n. 6, p. 725-737, nov./dez. 2008.
B: Alguns pesticidas, como os organoclorados, são altamente lipossolúveis e isso os tornam substâncias de grande toxicidade aos organismos vivos. Assim, quando são absorvidos pela via oral, dérmica ou respiratória, os pesticidas organoclorados com relativa facilidade as membranas biológicas, sendo transportados por via sistêmica aos diversos compartimentos e causando efeitos deletérios ao funcionamento normal do organismo.
SANTOS, P. C. G. et al. Intoxicação por hidrocarbonetos clorados. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária , Garça, Faculdade de Medicina e Veterinária de Garça, n. 3, jul. 2004.
Com a leitura dos trechos você consegue depreender que as estruturas constituintes das membranas biológicas envolvidas nos processos de disfunção descritos são:

Proteínas integrais, no trecho A, e a lipídios de membrana, no trecho B.
Carboidratos, no trecho A, e proteínas, no trecho B.
Proteínas integrais, no trecho A, e a carboidratos, no trecho B.
Proteínas periféricas, em ambos os trechos.
Lipídios de membrana, em ambos os trechos.

Soluções para a tarefa

Respondido por lorennamotta
65

Resposta:

 

Proteínas integrais, no trecho A, e a lipídios de membrana, no trecho B.

Explicação:

O transporte de partículas, por meio das membranas, depende de muitos fatores, como: solubilidade e tamanho do composto e da estrutura da própria membrana. Tanto os lipídios quanto as proteínas são importantes nos processos de transporte e regulação do ambiente intra/extracelular.

Perguntas interessantes