Os trabalhadores sempre exigem seus direitos, sem, no entanto, observar suas obrigações para com o empregador. Para ter direito às férias, é necessário trabalhar por doze meses consecutivos, o que é chamado período aquisitivo. Após esse período, o empregado conquista o direito a 30 dias de férias com salário integral acrescido de um terço. Existem, entretanto, algumas situações que, muitas vezes, podem fazer com que o empregado perca o direito às férias, conforme descreve o artigo 133 das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT) (BENTO, 2019). Lopes (2018) afirma que o conceito de férias está relacionado com o período mais prolongado de descanso, em que o empregado não presta serviços, mas tem direito de receber a remuneração. O empregado, entretanto, pode perder o direito às férias quando verificada alguma das situações de irregularidade.
V. Tiver percebido pela Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de seis meses, embora descontínuos.
EXPLICAÇÃO: Pag 127 (Livro: Legislação Trabalhista e RELAÇÕES SINDICAIS da UNICESUMAR.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e V, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
I, IV e V, apenas.
Alternativa 5: CORRETA
II, III e V, apenas.
Explicação:
PAG. 127
Resposta: alternativas I , IV e V apenas pag 127
Explicação: I correta: Permanecer em gozo de licença, com percepção de salários, por mais de 30 (trinta) dias.
II errada: Deixar o emprego e não for readmitido dentro de 30 (trinta) dias subsequentes à sua saída. explicação readmitir dentro de 60 dias.
III errada: Permanecer em gozo de licença, com percepção de salários, por mais de 60 (sessenta) dias. explicação percepção por 30 dias.
IV correta: Deixar de trabalhar, com percepção do salário, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa.
V correta: Tiver percebido pela Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de seis meses, embora descontínuos.
QUESTÃO 8 (TGRH)
I,IV,V
I. Permanecer em gozo de licença, com percepção de salários, por mais de 30 (trinta) dias.
IV. Deixar de trabalhar, com percepção do salário, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa.