(...) os trabalhadores de Paris foram superados por força superior, mas não foram subjugados. Eles foram derrotados, mas seus inimigos desapareceram. O triunfo momentâneo da força bruta foi comprada com a destruição de todas as desilusões e ilusões da Revolução de Fevereiro, a dissolução de todo o partido republicano moderado e a divisão da Nação. Francesa em duas: a nação dos patrões e a nação dos trabalhadores. MARX, Karl. The June Revoluto. Fremont: Marxists Internet Archive, 1994. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2018. Na concepção de Karl Marx, as manifestações ocorridas na França em 1848 não simbolizariam dificuldades políticas. Levando em consideração as informações do texto, a seguir analise qual(is) razão(ões) teria(m) impulsionado essa mobilização na visão de Marx: I. Econômica. II. Financeira. III. Cultural. IV. Social. V. Religiosa. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Vemos no texto motivações de natureza econômica, cultural e social, de modo que as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Há motivações de natureza econômica e social pois se trata da luta de classes, havendo as pautas dos trabalhadores, que foram protagonistas do processo revolucionário, e pautas dos burgueses, que representaram o grupo contra o qual lutaram os trabalhadores.
Toda questão de classe é uma questão de modos de vida, além de modos de produção, de modo que é uma disputa também cultural.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás