Os tipos sanguíneos do sistema ABO são determinados pela interação de aglutinogênios (antígenos) com as aglutininas (anticorpo) durante as análises de identificação. Sabe-se que uma pessoa pode nascer com a presença do aglutinogênio A e/ou B e ainda com a ausência dos dois. Cada configuração de genótipo determina o fenótipo e o tipo de anticorpo que
o indivíduo poderá produzir ou não. Observe a imagem a seguir e responda de acordo com a 1º Lei de Mendel:
a) Qual a probabilidade de um casal com genótipo Iᴬi e IᴬIᴮ ter um filho com fenótipo B?
b) Qual é o fenótipo do casal que ambos possuem genótipo IᴬIᴮ? Qual a probabilidade de o casal ter um filho que produz os anticorpos Anti-A e Anti-B?
c) Qual as proporções de fenótipos e genótipos dos filhos de um casal cujo genótipos são IᴬIᴮ e ii?
d) Um casal que o pai é heterozigoto para o fenótipo A e a mãe o fenótipo O, qual a probabilidade de ter filho com genótipo igual ao da mãe?
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
a) a probabilidade de o filha nascer com o fenótipo B, nesse caso, seria de 25%. As únicas combinações possíveis para esse caso são: IaIa, IaIb, Iai e Ib, portanto 1/4 = 0,25 = 25%
b) Fenótipo AB. Nenhuma chance, pois para isso o sangue da criança teria de ser O, e as combinações desses dois genótipos não permitem que se forme o gene recessivo homozigoto ii.
c) as chances de nascer um filho com fenótipo A é 1/2 = 0.5 = 50%. E um filho com genótipo B também tem essas chances. Essa conclusão foi possível, pois a junção dos genótipos dos pais, darão aos filhos ou Iai ou Ibi.
d) a probabilidade se baseia em 1/2 = 0,5 = 50%
espero ter ajudado!!
Perguntas interessantes