Ed. Física, perguntado por ianecosta7776, 7 meses atrás

os tipos de levantamento, utilizados no jogo de voleibol são:​

Soluções para a tarefa

Respondido por Jenifer1803
0

Resposta:

Levantamento Alto. O levantamento Alto é também chamado de “Levantamento de 3ª Bola”, e caracteriza-se por uma bola mais lenta e de parábola mais alta . ...

Respondido por desconhecido1609
0

Resposta

Tipos de levantamento

1- Levantamento Alto

O levantamento Alto é também chamado de “Levantamento de 3ª Bola”, e caracteriza-se por uma bola mais lenta e de parábola mais alta. Com as restrições do alcance final de ataque do jogador e sua preferência, podem estar acima de 2,5 metros do bordo superior da rede. É utilizado, principalmente, pelos atacantes de ponta, por uma questão de preferência ou quando o passe sai “quebrado” e afasta-se da Zona de Levantamento, dificultando, então, a ação do levantador em chegar à bola e imprimir velocidade à jogada, sendo obrigado a definir este tipo de levantamento. Ocorre também quando a primeira ação defensiva é realizada pelo levantador, sendo o levantamento executado por outro jogador, que se utiliza deste tipo de levantamento, também conhecido como “Bola de Segurança” e “Bola Alta”.

2- Levantamento Médio

É chamado de Levantamento Médio ou Intermediário, por estar em relação à altura e trajetória, entre o Levantamento Alto e o Levantamento Baixo, tendo velocidade média com trajetória curvilínea. Afasta-se cerca de 1 a 2 metros do bordo superior da rede, salvando-se a preferência particular e o alcance final de cada atacante.

É o levantamento de 2ª Bola, conhecido como “Meia Bola”, e utilizado principalmente pelos atacantes da P2 (oposto) e nas combinações das Jogadas Combinadas, além de atualmente ser muito utilizado em bolas atacadas atrás da linha dos 3 metros, pelos atacantes da P1 e P6. Os ataques atrás da “linha dos 3 metros”, efetuados pela P5, raramente são empregados. Quando ocorrem, normalmente decorrem de uma troca de posição, onde o levantador vai bloquear na P4, utilizando-se então da P5 para dar mais equilíbrio e opção ao Sistema de Ataque. A corrida do seu “tempo de bola” tem início praticamente quando a bola chega às mãos do levantador. Alguns atacantes da P4 costumam atacar uma “Meia Bola” nesta posição, utilizando-se de um levantamento com um pouco mais de velocidade: é a chamada “Meia Bola Chutada”, que, digamos, seria a união da “Meia Bola” com “o Chute Ponta”.

Nas Jogadas Combinadas, normalmente imprimem-se menor altura e maior velocidade à bola, deixando a jogada rápida e com alto poder de definição, pois os bloqueadores têm pouco tempo de deslocar-se e reposicionar-se corretamente para bloquear a bola.

3- Levantamento Baixo

O Levantamento Baixo, levantamento de 1ª Bola ou Rápido, caracteriza-se por uma bola de alta velocidade e de parábola baixa, afastando-se pouco em relação ao bordo superior da rede. Os jogadores que mais o utilizam são os de meio de rede, salvando-se as restrições com relação ao alcance final do ataque do jogador e sua preferência, em que a bola afasta-se cerca de 30 a 80 centímetros do bordo superior da rede, com poderosa precisão de finalização. Necessita de um perfeito entrosamento entre o levantador e atacante, com relação ao “tempo de bola” e ao local ideal da finalização, pois o atacante antecipa sua corrida e salto, sincronizando-os com o tempo em que a bola chega às mãos do levantador. O contato com a bola poderá ocorrer tanto na fase ascendente, quanto na fase descendente da bola. São as jogadas de “Tempo”, “Chute” e suas variações.

Quando é utilizada pelos atacantes da extremidade, é levada com uma trajetória quase retilínea e com velocidade média e alta. É o “Chute Ponta” dos ponteiros, que sofrerá variações de acordo com o alcance final e a preferência de cada atacante. Na saída de rede podemos ver este tipo de levantamento na bola chamada “China”, utilizada, preferencialmente, pelas equipes femininas.

Os Levantamentos Baixos podem ser definidos à frente e atrás do levantador. Quando pelo meio da rede, podem ser realizados à direita ou à esquerda com relação ao ombro do atacante; em relação ao momento de ser finalizado pelo atacante, pode ser definido no tempo ascendente (positivo) ou descendente (negativo). A bola mais conhecida e utilizada pelo meio da rede é o “Tempo Frente”, que pode ter variação à direita, chamado “Tempo Cabeça”, ou à esquerda, “Tempo Esquerdo”, havendo ainda a variação de ser positivo ou negativo. O “Chute Meio” é outra bola também bastante utilizada.

As bolas de Levantamentos Baixos no centro da rede são de grande utilidade nas “Jogadas Combinadas”, ou ainda para retardar o deslocamento do bloqueador do centro, facilitando a própria jogada e a distribuição das bolas nas extremidades.

Explicação

espero que seja isso bom domingo

Perguntas interessantes