os tipos de bandeiras existentes e para q servia essas bandeiras
Soluções para a tarefa
Resposta:
As bandeiras eram sempre movimentos direcionados ao interior da américa do sul, proveniente sobretudo das costas sudeste do Brasil, com destaque especial à Capitania de São Vicente. Esses movimentos eram de caráter puramente econômico, e eram muitas vezes patrocinados pela Coroa e seus intermediários, ou por notáveis da região como forma de investimento.
Essas bandeiras foram categorizadas posteriormente em três tipos principais:
Bandeiras de "apresamento": tinham como objetivo a captura de índios para serem usados como mão-de-obra escrava;
Bandeiras de prospecção: destinadas a encontrar recursos minerais rentáveis, sobretudo minas de ouro, prata, cobre ou pedras preciosas;
Bandeiras de contrato: destinadas à destruir quilombos e recapturar escravos fugidos.
A partir de 1619, com a intensa formação dos assentamentos jesuíticos, comunidades de índios catequizados que trabalhavam para a igreja mediante pagamento, combinado com o aumento da demanda por mão-de-obra e o alto custo dos escravos africanos, iniciou-se um quarto tipo de bandeira, efetivamente uma transformação do primeiro: as bandeiras de preação, que tomavam os assentamentos jesuítas de assalto e capturavam os índios conversos. Essas bandeiras eram oficialmente condenadas, mas na prática incentivadas e patrocinadas pelos latifundiários locais, sobretudo senhores de engenho.
Explicação:
as bandeiras serviam e servem para marcar o território . para transmitir que esse é meu teeritorio ou eu encontrei primeiro .
espero ter ajudado.