Os textos descrevem o significado das conquistas portuguesas no Oriente, na região das Índias, e no Ocidente, na região da América, no século XVI.
Texto 1
A partir do final do século XV e, mais efetivamente, no decorrer dos séculos XVI e XVII, os portugueses exploraram todo o subcontinente indiano, fazendo um levantamento exaustivo dos seus povos, tradições e reinos. [...]
Começado o século XVII, o poder português no Oriente, centralizado em Goa, estendia-se desde a costa oriental de África a Malaca, Timor e Macau, passando por Ceilão e São Tomé de Meliapor, dominava o Golfo Pérsico com fortalezas ou feitorias em Ormuz, Mascate, Calaiate, Curiate, Soar, Barém e outras localidades da costa da Arábia até Baçorá. Recebeu, por sua prosperidade, o apelido de “Golden Goa” (Goa de Ouro).
Texto 2
A parada de Cabral nas novas terras do Ocidente não teve outra consequência no seu tempo senão a de fazer da costa americana uma escala possível para os que pretendiam dobrar o Cabo da Boa Esperança. A exploração regular desta costa e a decisão de colonizá-la viriam tempos depois [...].
.
Glossário:
novas terras do Ocidente: América.
A comparação entre os dois textos, permite afirmar que a expansão marítima portuguesa, no início do século XVI,
GabiSueiti:
onde ta as alternativas?
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Letra C
Explicação:
Eles tinham mais interesse na América porque, além do pau Brasil, tinha a cana-de-açúcar e o ouro, por isso eles exploravam mais a América.
Respondido por
6
Resposta:
LETRA C
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO :-)
Perguntas interessantes