OS TEXTOS A SEGUIR SÃO PARTES DO DIÁRIO DE ANNE FRANK, ADOLESCENTE JUDIA QUE ESCREVEU DURANTE O TEMPO EM QUE FICOU ESCONDIDA COM A FAMÍLIA NO SÓTÃO DE UMA CASA EM AMSTERDÃ.
SEXTA FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 1942. Hoje só tenho notícias tristes e deprimentes para lhes contar. Nossos amigos judeus estão sendo levados embora às dúzias. Essa gente está sendo tratada pela Gestapo sem um mínimo de descência. São amontoados em vagões de gado e enviados para Westerbork, o grande campo de concentração para judeus, em Drente. Westerbork parece ser terrível: um único lavatório para centenas de pessoas e muito poucas privadas. Não há acomodações separadass para homens e mulheres e todos têm de dormir juntos.[...] Fugir é impossível; os internados ficam marcados pela sua cabeça raspada ou pela sua aparência judia. Se é tão ruim na Holanda, imagine o que não será nas regiões bárbaras e distantes para onde são enviados. Sabemos que a maioria é assassinada. A rádio inglesa fala da morte na câmara de gás. [...] Boa gente, os alemães! E pensar que eu já fui alemã! Não, Hitler tirou a nossa nacionalidade há muito tempo. Na verdade alemães e judeus são os maiores inimigos do mundo.
QUARTA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 1944. [...]Você pode imaginar que não são poucas as vezes que nos perguntamos, desesperados: 'De que adianta esta guerra? Por que não se pode viver em comum e em paz? Para que esta destruição?' A pergunta é compreensível, mas ainda não encontramos resposta que satisfaça. Sim, para que fabricar aviões cada vez mais gigantescos, bombas aida mis poderosas ainda mais poderosas e, ao mesmo tempo casas pré-fabricadas, para reconstrução? Por que gastar milhões diariamente, na guerra, enquanto ninguém dispõe de um centavo para serviços médicos, para auxiliar artistas e gente pobre? [...] Não acredito que somente os grandes, os políticos e os capitalistas sejam responsáveis pela guerra. Oh, não! O homem comum é tão culpado quanto eles, senão os povos do mundo já se teriam se insurgido, revoltados.
SÁBADO, 15 DE JULHO DE 1944. [...] É muito mais duro para nós, jovens manter as opiniões em tempos como estes, em que os ideais são destruídos e despedaçados, as pessoas põem à mostra seu lado pior e ninguém sabe mais se deve crer na verdade, no direito e em Deus. [...] Esta é a maior dificuldade detes tempos: surgem dentro de nós ideais, sonhos e esperanças, só para encontrarem a horrível verdade e serem despedaçados. Realmente, é de se admirar que eu não tenha desistido de todos os meus ideais, tão absurdos e impossíveis eles são de se realizar. Conservo-os, no entanto, porque apesar de tudo ainda acredito que as pessoas, no fundo, são realmente boas. Simplesmente não posso construir minhas esperanças sobre alicerces formados na confusão, miséria e morte. Vejo o mundo transformar-se gradualmente em uma selva. Sinto que estamos cada vez mais próximos da destruição. Sofro com o sofrimento de milhões e, no entanto, se levanto os olhos aos céus sei que tudo acabará bem, toda esta crueldade desaparecerá, voltarão a paz e a tranquilidade. Enquanto isso, é necessário que mantenha firme meus ideais, pois talvez chegue o dia em que os possa realizar.
(FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. Rio de Janeiro: Record, p. 43-4, 287, 217-8)
1- No contexto da Segunda Guerra Mundial, quais são as justificativas para as perseguições do povo judeu? *
2- Anne Frank descreve, em seu diário, sobre as notícias que chegavam sobre os campos de concentração. Escreva, no espaço abaixo, como eram essas instalações e qual a sua opinião a respeito. *
3 - Por motivos e objetivos diferentes, no contexto atual também estamos atravessando um momento de isolamento social, assim como Anne Frank enfrentou, ainda que de maneira mais severa. Assim como a jovem Anne, quais são as suas dúvidas e como você busca se manter otimista em relação ao futuro? *
PFVVVVV;TRABALHO PRA HJJJJJ
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Essa pergunta dividi os historiadores, alguns acreditam que exterminar os judeus sempre fez parte dos planos de Hitler. Outros acreditam que esse endurecimento aconteceu aos poucos, visto que hitler acreditava que os judeus eram uma raça deformada difrente dos alemães (raça ariana). Outro ponto relevante é o preconceito exitente antes mesmo da dominção de hitler, pois acreditavam-se que os judeus eram manipuladores das financias do mundo. Muito do preconceito veio, também, daqueles que acusavam os judeus de terem entregado jeusus para os romanos (viés religioso).
2) Os campos de concetrações eram construções militares que tinham como objetivo aprisionar pessoas. Nesses locais os judeus eram submetidos a trabalhos escravos, condições desumanas e depois eram exterminados em camaras de gás. Destacam-se os campos de extermínio (construídos na Polônia), que executavam os judeus nas câmaras de gás de monóxido de carbono ou de Zyklon B. O maior campo de extermínio nazista foi o campo de Auschwitz-Birkenau, responsável pela morte de 1,2 milhão de pessoas. Entendo que esses locais, são talvez umas das maiores vergonhas de toda a história recente do mundo, pois pessoas inocentes foram mortas de forma cruel apenas por serem de outra etinia, cor ou opção religiosa, saber que existem pessoas que apoiam esse tipo de movimento genocida me deixa extremente triste e furioso.
3) Neste momento de isolamento, com certeza a maior dúvida é " Quando tudo voltará ao normal"?, essa dúvida ecoa em minha mente diariamente, pois, mesmo que vacinado não sei se a vacina conseguirá ter uma eficacia que erradique esse virus. As desiformações compartilhas pela imprensa e pelo proprio governo me deixa extremamente pessimista sobre nosso futuro. Acredito que somente ano que vem possamos contar com mais de 70 % da população vacinada, mais não consigo ver um futuro promissor sobre a economia e desenvolvimento do IDH, pelo menos a curto prazo.
Explicação:
Como as perguntas são disertativas, são auto explicativas no texto que enviei. Espero ter ajudado.