História, perguntado por andrezabarrto5, 7 meses atrás

Os Textos a seguir referem-se à divisão entre Católicos e Luteranos: “Católicos e Luteranos se reconciliam. Ramos do cristianismo divididos há mais de quatro séculos assinam no mês que vem um documento que encerra a divergência sobre a salvação.” Chamada do Caderno Folha do Mundo, Folha de são Paulo, 19 de setembro de 1999, p 1.17.“O enfoque sobre a Reforma, em estudos mais recentes, procura situá-la em um quadro de referências mais amplo, preocupando-se com a decomposição dos quadros tradicionais, Estado, sociedade, Igreja, fenômeno característico da história europeia em fins do século XV e XVI. A Reforma deixa de ser vista exclusivamente como um caso particular de rebeldia de um monge.” Adaptado de LUIZETTO, Flávio, Reformas religiosas. São Paulo. Contexto, 1989, p. 13.Considerando-se os dois textos e o processo de Reforma e Contra Reforma (Reforma Católica), Identifique a Afirmação Correta . 

c) As questões de ordem doutrinária tiveram poucas consequências na liturgia e nas práticas religiosas das Igrejas reformadas, que mantiveram os mesmos sete sacramentos da Igreja Católica, o dízimo e o culto a Maria.

d) Lutero não apoiava as revoltas camponesas de seu tempo, que lutavam para superar as condições servis, feudais. O apoio que recebeu dos Príncipes alemães não tem qualquer relação com sua atitude.

b) O Ecumenismo, ao qual se refere o primeiro texto acima citado, é um movimento de iniciativa dos católicos que busca a unidade cristã, isto é, pretende unificar novamente todas as Igrejas Cristãs em torno e sob a autoridade do Papa.

a) Um dos pontos básicos que originou a Reforma, e que permaneceu como divergência entre católicos e protestantes, foi a questão da Salvação: enquanto a Igreja Católica considerava também a importância das obras para obtê-la (daí as indulgências), Lutero definiu a fé como o meio para a obtenção do estado de graça, criando a doutrina da justificação pela fé, fundamentado nas Cartas de São Paulo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianabarroslima44
0

Resposta:

b) O Ecumenismo, ao qual se refere o primeiro texto acima citado, é um movimento de iniciativa dos católicos que busca a unidade cristã, isto é, pretende unificar novamente todas as Igrejas Cristãs em torno e sob a autoridade do Papa.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes