Os termos atenção primária e atenção básica são considerados sinônimos pelo Ministério da Saúde. A APS é caracterizada no Brasil como uma das principais portas de entrada do usuário no SUS. É desenvolvida por meio de práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas sob forma de trabalho em equipe e dirigidas às populações e a territórios definidos. Todas as ações são desenvolvidas a partir dos princípios estabelecidos no SUS. A melhor definição para APS é: A) A atenção primária é tratada como um nível de baixa complexidade. É considerada a “porta de entrada” do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Nesse nível de atenção, são desenvolvidas atividades tais como: curativos, vacinas, distribuição de medicamentos e exames simples, entre outros. A Atenção Primária em Saúde (APS) tem a responsabilidade de fazer a triagem e dos pacientes e a atenção secundária faz o encaminhamento para os outros níveis de atenção conforme a complexidade apresentada em cada caso. B) A atenção primária é tratada como um nível de baixa complexidade. É considerada a “porta de entrada” do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Nesse nível de atenção, são desenvolvidas atividades tais como: curativos, vacinas, distribuição de medicamentos e exames simples, entre outros. A Atenção Primária em Saúde (APS) tem a responsabilidade de fazer a triagem e o encaminhamento dos pacientes para os outros níveis de atenção conforme a complexidade apresentada em cada caso. C) A atenção primária é tratada sem complexidade. É considerada a “porta de entrada” do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Nesse nível de atenção, são desenvolvidas atividades tais como: curativos, vacinas, distribuição de medicamentos e exames simples, entre outros. A Atenção Primária em Saúde (APS) tem a responsabilidade de fazer a triagem e o encaminhamento dos pacientes para os outros níveis de atenção, conforme a complexidade apresentada em cada caso. D) A atenção primária é tratada como um nível de média complexidade. É considerada a “porta de entrada” do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Nesse nível de atenção, são desenvolvidas atividades tais como: curativos, vacinas, distribuição de medicamentos e exames simples, entre outros. A Atenção Primária em Saúde (APS) tem a responsabilidade de fazer a triagem e o encaminhamento dos pacientes para os outros níveis de atenção conforme a complexidade apresentada em cada caso. E) A atenção primária é tratada como um nível de baixa complexidade. É considerada a “porta de entrada” do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Nesse nível de atenção, são desenvolvidas atividades tais como: curativos, vacinas, distribuição de medicamentos e exames simples, entre outros. A Atenção Primária em Saúde (APS) não tem a responsabilidade de fazer a triagem e o encaminhamento dos pacientes para os outros níveis de atenção conforme a complexidade apresentada em cada caso.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
A atenção primária é tratada como um nível de baixa complexidade. É considerada a “porta de entrada” do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Nesse nível de atenção, são desenvolvidas atividades tais como: curativos, vacinas, distribuição de medicamentos e exames simples, entre outros. A Atenção Primária em Saúde (APS) tem a responsabilidade de fazer a triagem e o encaminhamento dos pacientes para os outros níveis de atenção conforme a complexidade apresentada em cada caso.
A alternativa que melhor contempla a função da Atenção Primária em Saúde (APS) é a letra B.
ALTERNATIVA A - Incorreta: A parte que está incorreta nessa alternativa é a que diz que é a "atenção secundária que faz o encaminhamento para os outros níveis de atenção conforme a complexidade apresentada em cada caso". Na verdade, essa é uma função da atenção primária. A atenção secundária tem como função um atendimento mais especializado, mas a nível ambulatorial. Além disso, seu aporte tecnológico é intermediário entre a atenção primária e a terciária.
ALTERNATIVA B - Correta: Descreve em sua completude a atenção primária.
ALTERNATIVA C - Incorreta: A atenção primária é sim tratada com complexidade. A divisão adotada pelo Brasil atualmente é de: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, de modo que a APS seja de baixa complexidade.
ALTERNATIVA D - Incorreta: Como abordado na alternativa anterior, a atenção primária é considerada de baixa complexidade. Média complexidade enquadra a atenção secundária.
ALTERNATIVA E - Incorreta: É de responsabilidade da APS fazer a triagem e o encaminhamento dos pacientes para outros níveis. É exatamente essa função que caracteriza a APS como sendo a "porta de entrada" do paciente, pois ele primeiro é recebido na atenção primária e, a partir dela, é encaminhada para serviços mais especializados e mais complexos de acordo com a necessidade de cada paciente.
- Para continuar aprendendo sobre a APS, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/15406693