ENEM, perguntado por karolkoult6638, 1 ano atrás

Os tensoativos possuem uma porção hidrofílica e outra lipofílicae, quando dissolvidos em concentrações superiores àconcentração micelar crítica, formam micelas, que podemser normais ou reversas, conforme a representação abaixo.Quanto às propriedades das micelas formadas pelohexadecanoato de sódio em água, é correto afirmar que sua(A) estrutura, com uma cabeça polar e uma cauda apolar, écaracterística da micela reversa.(B) formação leva ao aumento da tensão superficial na interfacear-água.(C) formação é termodinamicamente desfavorável por seremas micelas agregados de moléculas com contribuiçãoentrópica positiva.(D) superfície encontra-se carregada positivamente e, por isso,as micelas permanecem dispersas na fase aquosa.(E) estabilidade é governada por Forças de Van der Waals epelas forças entre as duplas camadas elétricas das partículas, segundo a teoria DLVO.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
13

Quanto às propriedades das micelas formadas pelo hexadecanoato de sódio em água, é correto afirmar que (E) sua estabilidade é governada por Forças de Van der Waals e pelas forças entre as duplas camadas elétricas das partículas, segundo a teoria DLVO.

Micela é uma estrutura globular formada por um agregado de moléculas anfipáticas, ou seja, compostos que possuem características polares e apolares simultaneamente, dispersos em um líquido constituindo uma das fases de um coloide.

As micelas são geralmente globulares, contudo, estas estruturas podem ser elipsoides, cilíndricas e em camadas. O formato e o tamanho destas é função da geometria molecular dos surfactantes bem como das condições da solução, tais como: concentração, temperatura, pH e força iônica.

Esta geometria molecular possui uma relação matemática que pode indicar a forma que a micela irá assumir, nesta relação três parâmetros são considerados, o primeiro é o comprimento da cadeia carbônica da molécula anfifílica, o segundo é a área da cabeça e finalmente o volume da calda de hidrocarbonetos.

Perguntas interessantes