Os tecidos conjuntivos apresentam funções bastante diversas. Relacione-as com os tipos de tecido estudados.
obs: é para hoje.
Soluções para a tarefa
Os tecidos de sustentação participam ativamente nas funções de defesa do organismo. Todos esses tecidos de sustentação têm a mesma origem embrionária: origem mesodérmica. Os tecidos de sustentação dividem-se em vários grupos dentre eles os principais são: Tecido conjuntivo, adiposo, cartilaginoso e ósseo.
O tecido conjuntivo têm como principal função o preenchimento de espaços e ligação de outros tecidos e órgãos. O material intracelular é abundante e as células se mantêm bem afastadas umas da outras. O material intracelular compreende uma matriz onde se encontram fibras colágenas, reticulares e elásticas. A matriz é uma massa amorfa, de aspecto gelatinoso e transparente.
>Tecido conjuntivo denso<É rico em fibras colágenas que orientadas na mesma direção fazem com que esse tecido seja pouco flexível, muito resistente ao estiramento, foram tendões e aponevroses que unem os músculos aos ossos.
>Tecido conjuntivo adiposo<É constituído principalmente por células adiposas. São acúmulos de tecido adiposo localizado sob a pele ou nas membranas que revestem os órgãos internos por exemplo no tecido subcutâneo do abdome e das nádegas, ele funciona como reservatório de gordura, amortecedor de choques e contribuiu para o equilíbrio térmico dos organismos. As células (adipócitos) são encontradas no tecido conjuntivo frouxo e ao longo dos vasos.
>Tecido conjuntivo hemapoiético ou sanguíneo<Tem este nome hemapoiético sua função é produção de células do sangue. Localizado principalmente na medula dos ossos, recebendo nome de tecido mielóide . Nesse tecido encontram-se células sangüíneas sendo produzidas, em diversos estágios de maturação. Há duas variedades desse tecido: o linfóide, encontrado no baço, timo e gânglios linfáticos, e o mielóide, que forma a medula óssea.