Pedagogia, perguntado por rosemerifelipe, 6 meses atrás

Os tablets são excelentes ferramentas na educação infantil, pois se utilizados estrategicamente, estimulam a criatividade, a atividade lúdica, a visualização de temas, etc. O professor, portanto, precisa contextualizar o uso desses equipamentos dentro de uma proposta pedagógica, sempre ponderando algumas questões.

Considerando que o professor é o principal mediador do processo de aprendizagem, suponha que você esteja em uma escola que utiliza o tablet nas aulas de educação infantil. No entanto, em vez de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, o uso do tablet acaba causando dispersão entre os alunos, os quais não conseguem realizar atividades significativas para o seu aprendizado.

Sendo assim, quais ações você tomaria, enquanto docente, para evitar o uso dispersivo do tablet?

Soluções para a tarefa

Respondido por LuizKorea99
14

Resposta:

Explicação:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O uso dos tablets na educação infantil deve considerar o acompanhamento sistemático do professor, o qual deve estar presente desde o planejamento de como ele será utilizado até a avaliação do uso pelas crianças.

Para evitar o uso dispersivo do tablet, o docente pode discutir com os alunos os benefícios e os malefícios dessa tecnologia, definindo regras em conjunto para a sua utilização. Além disso, pode definir recompensas para os alunos que fizerem o uso adequado do dispositivo.  

O docente também poderá envolver os alunos em conteúdos lúdicos, que exijam disciplina e concentração, como os jogos educativos. Para isso, a seleção do conteúdo que será trabalhado nos tablets — como softwares educacionais, jogos, vídeos, e-books, entre outros — é fundamental.

Respondido por julialiri
1

Uma possibilidade é usar os tabletes para acessar jogos infantis que estimulam o aspecto lúdico dos alunos, apesar de ser online. Assim como é possível estimular a ludicidade por meio de brinquedos, é possível procurar um jogo online em que os alunos devam completar as formas geométricas dos desenhos apresentados.

Jogo, brincadeira e educação

  • A ludicidade da brincadeira auxilia a criança a diversos benefícios.  
  • Benefícios da utilização de jogos para a criança.  
  • Estimula a coordenação motora.  
  • Auxilia na associação do seu contexto à aprendizagem sugerida.  
  • A possibilidade da criança aprender a partir de uma brincadeira.  
  • Maior assimilação do conhecimento por meio do brincar.  

O uso do tablet e também dos jogos pode auxiliar a coordenação motora e potencializarem a aprendizagem por meio da assimilação de conhecimento pelo viés virtual. Cabe ao professor mediar a relação entre aluno e objeto virtual.

Continue estudando sobre educação infantil em: https://brainly.com.br/tarefa/24371824

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes