Os surdos brasileiros representam, por meio das mãos, as letras do alfabeto português. Cada país representa o alfabeto de acordo com o idioma local. Como se trata de um empréstimo linguístico, uma letra pode ser sinalizada de um jeito no Brasil e de outro nos Estados Unidos, por exemplo. Há a possibilidade de representar os acentos das palavras (^, ~, `, ´) desenhando no ar com o dedo indicador, por exemplo: JO~AO; JOS´E.
O alfabeto manual é Libras? Quando e com qual das mãos pode ser usado o alfabeto manual e para que serve o uso dele nas vivências com os surdos? Podemos nos comunicar com eficiência e boa compreensão com os surdos fazendo uso apenas do alfabeto manual? Justifique sua resposta em um breve texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O alfabeto manual é um recurso paliativo, usado apenas para se referir a nomes próprios e a objetos que não tenham um sinal conhecido na Libras, sendo utilizado com a mão de dominância, direita ou esquerda desde que não alternadamente, então, se houver preferência pela mão direita, a palavra toda deve ser sinalizada com a direita. A comunicação com os surdos é feita pela Libras, pois o alfabeto é um empréstimo da língua portuguesa, utilizado para palavras que não possuem um sinal.
Os alfabetos manuais podem ser caracterizados como um sistema que busca representar as letras existentes nas línguas orais, ou seja, é a representação das letras por meio da utilização das mãos.
No Brasil, nós temos a presença da Libras (Língua Brasileira de Sinais), que é uma linguagem destinada aos deficientes auditivos, promovendo assim uma inclusão social, pois estes indivíduos podem se comunicar de forma que consigam se expressar e interagir socialmente.
No entanto, em cada país ao redor do mundo a linguagem de sinais se apresenta de maneira diferente, com alterações nos sinais. Assim sendo, a linguagem de sinais não é universal.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/705076