“Os sucessores da rainha Elizabeth I, os reis Jaime I e Carlos I tiveram divergências políticas e religiosas que envolveram a sociedade inglesa, incluindo membros do Parlamento (...) Entre as divergências estavam: a não aceitação, pelo Parlamento, do poder absoluto do rei e a recusa da imposição da religião anglicana.”
1. O trecho analisado diz respeito a uma disputa político-religiosa que ocorreu entre a realeza/nobreza anglicana e os cidadãos e parlamentares ingleses, dos quais muitos eram adeptos do calvinismo. Com base nesse fato e nos conteúdos estudados, analise e responda: O que essa divergência resultou?
Soluções para a tarefa
Resposta:
resultou a não aceitação, pelo Parlamento, do poder absoluto do rei e a recusa da imposição da religião anglicana.”
A divergência resultante da disputa político-religiosa que ocorreu entre a realeza/nobreza anglicana e os cidadãos e parlamentares ingleses, foi a Revolução Puritana.
A Revolução Puritana aconteceu no século XVII na Inglaterra durante o período da Guerra Civil (1640-1648), e caracteriza-se como um movimento de rejeição da Igreja Católica e da Igreja Anglicana.
O conflito foi gerado, pois o rei na época, Carlos I sentiu-se contrariado ao assinar uma petição proposta pelo Parlamento onde os direitos dos problemas relacionados à:
- Impostos
- Prisões
- Julgamentos
- Convocações do exército
Deveriam ser autorizados pelo parlamento.
Isso gerou inúmeros prostestos resultantes em conflitos até mesmo na Escócia, pois Carlos I governou durante onze anos sem o Parlamento.
Este conflito também ficou conhecido como Guerra Civil Inglesa, e gerou inúmeras transformações na forma de distribuição do poder na Inglaterra.
Continue seus estudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/39640626
Bons estudos!