Os sucessivos deslocamentos efetuados por um veículo, quando se movimenta de um ponto A para outro B, são: 40 km para o norte, 40 km para o leste e 10 km para o sul. Determine a menor distância a ser percorrida para ele retornar de B até A.
Soluções para a tarefa
Nesta questão vamos utilizar a geometria para resolver o problema, imaginemos que cada trecho percorrido desenha uma linha reta, temos então, uma linha de 40 km para o norte do ponto A, uma linha de 40 km para o leste e outra linha de 10 km para o sul em direção ao ponto B.
Podemos dizer que o caminho mais curto entre A e B é a reta que os ligam, neste caso é uma reta em diagonal, para encontrar essa distância temos:
Com a reta AB, fechamos um trapézio, assim: a base maior do trapézio mede 40 km, e a base menor mede 10 km. A altura do trapézio é 40 km.
Sabemos que neste trapézio existe um retângulo e um triângulo retângulo, o triângulo é formado pela reta AB que é a hipotenusa do triângulo e é o que queremos descobrir, pela reta "x" que é a diferença de comprimento entre as bases do trapézio, e pela reta "h" que é igual a altura do trapézio.
Aplicando Pitágoras, temos:
hip² = cat² + cat²
AB² = (40 - 10)² + 40²
AB² = 900 + 1600
AB² = 2500
AB = 50 km
Resposta: a menor distância entre os pontos A e B é igual a 50 km.