Os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir, antes do Getúlio Vargas mandar construir casas populares. O bairro do Queím, onde nasci e cresci, é um deles. Aconchegado entre o Engenho Novo e Andaraí, foi feito daquela argila primordial, que se aglutinou em diversos formatos: cães soltos, moscas e morros, uma estação de trem, amendoeiras e barracos e sobrados, botecos e arsenais de guerra, armarinhos e bancas de jogo do bicho e um terreno enorme reservado para o cemitério. Mas tudo ainda estava vazio: faltava gente.
Não demorou. As ruas juntaram tanta poeira que o homem não teve escolha a não ser passar a existir, para varrê-las. À tardinha, sentar na varanda das casas e reclamar da pobreza, falar mal dos outros e olhar para as calçadas encardidas de sol, os ônibus da volta do trabalho sujando tudo de novo.
HERINGER, V. O amor dos homens avulsos. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.
Traçando a gênese simbólica de sua cidade, o narrador imprime ao texto um sentido estético fundamentado na
A excentricidade dos bairros cariocas de sua infância.
B perspectiva caricata da paisagem de traços
deteriorados.
C importância dos fatos relacionados à história dos subúrbios.
D diversidade dos tipos humanos identificados por seus hábitos.
E experiência do cotidiano marcado pelas necessidades e urgências.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra B) perspectiva caricata da paisagem de traços deteriorados.
No texto, o autor traça com certa dose de ironia, uma espécie de gênese do subúrbio. Pra isso, ela cria uma perspectiva de humor ao traçar um cenário que é composto de traços exagerados, realçando uma origem quase que “épica” desses rincões esquecidos no Rio de Janeiro.
Pode-se notar um certo exagero ou caricatura logo no início quando o narrador descreve... foram a primeira coisa a aparecer no mundo, antes mesmo dos vulcões e dos cachalotes, antes de Portugal invadir.
Bons estudos!
Resposta:
B
Explicação: Há uma descrição caricata dos subúrbios cariocas a partir de um cenário deteriorado como sugere, por exemplo, nos trechos “Mas tudo estava vazio: faltava gente” e “As ruas juntaram tanta poeira que o homem não teve escolha a não ser passar a existir, para varrê-las”.