Os solos são formados pela decomposição da rocha. Como existem diferentes tipos de rochas na crosta terrestre, é fácil entender por que existem diferentes tipos de solos. No entanto, existem outros fatores de formação dos solos, além da rocha, que são responsáveis pelos diferentes tipos de solos que vemos hoje nos locais por onde passamos. Esses fatores são o clima, os organismos, o relevo e o tempo.O solo é produto de um processo de transformação de rochas por desintegração (física) ou desagregação (química) da sua estrutura, que dá origem aos sedimentos, chamado de:
Soluções para a tarefa
Oi,
O nome do processo que forma os solos é intemperismo, ele faz com que as rochas se desintegrem até que formem partículas muito pequenas e extremamente finas, essas partículas são transportadas através do que chamamos de erosão, e permite que dessa forma elas formem os solos.
Os solos em si são muito importantes para a natureza, permitem com que haja vegetação, que por sua vez é a grande responsável pelos nossos alimentos diários, além de melhorar a qualidade do nosso ar.
As rochas metamórficas são formadas por meio do processo de metamorfismo, onde rochas sedimentares ou magmáticas se transformam em rochas metamórficas. Neste processo as rochas mudam por meio de um aumento da pressão ou pela ação das altas temperaturas.
As rochas sedimentares são aquelas que formam a partir dos detritos e sedimentos deixados por outras rochas que sofreram o processo de erosão. Já as rochas ígneas, também conhecidas como magmáticas, são aquelas que foram formadas pelo resfriamento do magma.