Os solos brasileiros, em sua maioria, são ácidos.Essa acidez tem origem na intensa lavagem elixiviação dos nutrientes do solo, na retirada dosnutrientes pelas culturas sem a devida reposiçãoe, também, pela utilização de fertilizantes decaracterísticas ácidas.A prática agronômica que tem como finalidadescorrigir a acidez do solo, aumentando os teoresde cálcio e magnésio, e eliminar prováveis efeitostóxicos dos elementos que podem ser prejudiciaisàs plantas, tais como alumínio e manganês, recebe adenominação deA aração.B calagem.C gradagem.D sulcamento.E indexagem
#ENADE
Soluções para a tarefa
Explicação:
A) INCORRETA
Essa prática possui como objetivo a descompactação do solo, para atingir um melhor desenvolvimento das raízes das plantas.
B) CORRETA
Das alternativas mostradas, a única que tem como função e objetivo a correção de ph do solo(torná-lo menos ácido), com o consequente aumento do teor de cálcio e magnésio, de modo a atingir um desenvolvimento adequado das culturas(plantações) é a prática/etapa de preparo do sono denominada calagem - em que se aplica, dentre os principais sais, o calcário e a cal virgem.
C) INCORRETA
A gradagem é a etapa de preparação posterior à aração, de modo a eliminar torrões ainda existentes que pudessem dificultar o desenvolvimento das raízes.
D) INCORRETA
Sulcamento é o processo que busca aumentar a drenagem e penetração de água no solo, sendo posterior à aração.
E) INCORRETA
A indexação consiste na aplicação de métodos para aferir a qualidade do solo.
A prática agronômica que tem como finalidade corrigir a acidez do solo, aumentando os teores de cálcio e magnésio, e eliminar prováveis efeitos tóxicos dos elementos que podem ser prejudiciais às plantas, tais como alumínio e manganês, recebe a denominação de B) calagem.
Calagem é a etapa do preparo do solo para cultivo agrícola na qual se aplica calcário com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio trivalente (elemento tóxico para as plantas) e corrigir o pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório das culturas.
Agronomicamente a necessidade de calagem é calculada por 3 métodos distintos, tomados como base a análise de solo, são eles: método da Embrapa, método do IAC e método pH-SMP.
A acidez no solo é um problema comum a quase todas as regiões brasileiras, e a tendência, se não for corrigida, é ampliar-se sobretudo nas regiões de solos arenosos sujeitos a altas precipitações e cultivos intensivos.