Os softwares usados no ensino de Matemática podem variar de acordo com o conteúdo trabalhado e a série de ensino. Algumas diretrizes para o uso do software podem ajudar o professor a promover uma melhor qualidade nas aulas planejadas com esse recurso pedagógico. Sobre as diretrizes para o uso de software, pode-se afirmar que:
a)Os alunos devem explorar livremente o software.
b)O uso do software dispensa avaliação.
c)As atividades do software têm início e fim no computador.
d)O software deve ficar liberado para o aluno a qualquer momento da aula.
e)Softwares devem contribuir aos objetivos da unidade trabalhada, devem enriquecer o ensino.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E.
Explicação:
e) Softwares devem contribuir aos objetivos da unidade trabalhada, devem enriquecer o ensino.
4.
Os softwares educativos do tipo jogos e/ou games, têm por sua principal característica a motivação por meio de desafios. Segundo Moran (2008) de que forma esses softwares podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem?
Resposta:
Resposta correta
C.
Aprender por meio dos jogos permite ao aluno conviver com regras e limites, além de explorar novas possibilidades. Por meio das brincadeiras é possível aprender, encontrar variáveis e inovar, baseado-se nos objetivos propostos.
Explicação: Por que esta resposta é a correta?
Por meio de regras e solução de desafios, os games são uma alternativa bastante interessante para contextos educativos, sejam aqueles que simulam a realidade ou os que desafiam pelo raciocínio lógico, são importantes e podem ser um suporte de valor para os processos de ensinar e de aprender.