Filosofia, perguntado por giily, 1 ano atrás

Os sofistas, mestres da retórica, ensinam a arte da persuasão. Quais são
as vantagens desse instrumento na democracia e quais os seus riscos?

Soluções para a tarefa

Respondido por TeofiloA
376
O Sofismo é a arte do convencimento e da retórica. Seu objetivo é convencer o interlocutor a concordar com o ponto de vista do palestrante. A preocupação principal aqui não é se os argumentos são bons ou ruins, mas somente seu poder de convencimento do público.

Não se pode negar que na democracia, sobretudo no jogo de governo, ter "jogo de cintura" é fundamental. O chefe do poder executivo, por exemplo, para conseguir governar, deve ter uma boa relação tanto com os aliados quanto com seus opositores. Nesse sentido, o sofismo é necessário, pois há de se convencer diversos setores políticos de que suas propostas são boas e benéficas a todos, mesmo que não sejam isso tudo.

Contudo, tal estratégia é muito perigosa. Sobretudo no que tange à eleição, o eleitor pode vir a ser enganado, acreditando em propostas mirabolantes que jamais estariam aptas a serem postas em práticas, mas que foram afirmadas com tanta certeza pelo candidato, que lançou mão do sofismo, que convenceu o eleitor de sua viabilidade, embora esta não exista realmente.

Respondido por araujocarol706
442

A principal vantagem é a facilidade em convencer as pessoas de determinada coisa, como podemos ver na politica , por exemplo.

Hoje em dia na democracia e no jogo de governo é primordial ter bons argumentos para persuadir tanto os aliados como os opositores.

Porém muitas vezes na politica são usados falsos discursos que não fazem uso da verdade, que muitas vezes acabam enganando as pessoas.

Perguntas interessantes