Filosofia, perguntado por gospelll, 1 ano atrás

os sofistas,mestres da retórica,ensinam a arte da persuasão.Quais são as vantagens desse instrumento na democracia e quais os seus riscos?

Soluções para a tarefa

Respondido por yayaya
288
quando os sofistas surgiram, a Grécia vivia o auge da política ( democracia direta ). Os sofistas ensinavam e dominavam a oratória, o que era muito importante e vantajoso, pois convencia as pessoas (já que era democracia). O mal desta oratória era que, mesmo que falso, o discurso deveria ser utilizado, para que o objetivo individual fosse atendido.
Respondido por barbaraastolfids
67

O uso do instrumento de persuasão é vital para a execução da democracia. Como a democracia é instável, frágil pela necessidade de aceitar a diversidade de opiniões e discutir pensamentos divergentes entre a população para que uma decisão seja tomada, o uso da persuasão tem como vantagens o convencimento, para encontrar uma meio de solução comum, e a influência sobre a opinião do outro indivíduo, transformando a visão do outro. Os riscos desse método são que os argumentos utilizados para convencer podem ser falsos, inválidos.

Perguntas interessantes