ENEM, perguntado por rodrigobrainly2, 11 meses atrás

Os sofistas foram numerosos na Grécia antiga, porém alguns nomes se destacam, Górgias e Protágoras, sendo a este atribuída a frase: "O homem é a medida de todas as coisas", demonstrando o relativismo de que a verdade depende de como o indivíduo se coloca perante a realidade. Com relação aos pensamentos e atitudes dos Sofistas, analise as seguintes afirmativas:
I - Seu pensamento busca a verdade por meio do questionamento e para isso incita a todos a descobri-la.
II - Suas técnicas se baseavam na arte do persuadir e em fazer com que o interlocutor debatesse sobre o tema proposto como forma de vencer um debate.
III - Sua retórica não se propunha a levar o interlocutor a questionar-se sobre a verdade dos fatos ou da ética, ao contrário, se concentravam mais na forma de apresentação das ideias do que na sua natureza ou julgamento.
IV - Foram os "divisores de águas" na história da Filosofia, questionando o pensamento como uma forma de manipulação das ideologias.
Agora, assinale a alternativa correta:
1. Apenas a afirmativa II é correta.
2. As afirmativas I, II, III e IV são corretas.
3. Apenas as afirmativas II e III são corretas.
4. Apenas as afirmativas I e II são corretas.
5. Apenas as afirmativas I, II e III são corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por srachelduarte
15

Resposta:

3- II e III.

Explicação:

Respondido por EduardoPLopes
8

I é falsa, já que os sofistas não se propunham a descobrir a verdade objetiva, que alguns supunham nem mesmo existir.

II é verdadeira, sendo mestres da retórica e que concentravam os seus conhecimentos em técnicas de como se expressar e de como convencer os seus interlocutores.

III é verdadeira, de modo que eram apontados, por causa desta postura, como "falsos sábios" por filósofos como Sócrates e Platão.

IV é falsa, tendo surgido o conceito de ideologia e de manipulação das massas, tal como o conhecemos hoje, somente no Século XIX.

É correta a alternativa 3.

Perguntas interessantes