Os sofistas foram acusados por Platão e por Aristóteles de serem comerciantes do saber. No entanto, hoje se reconhece suas contribuições em diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo, na retórica. Sobre os sofistas, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. Foram sábios que atuavam como professores ambulantes de filosofia, ensinando, a um preço estipulado, a arte da retórica e do discurso, garantindo o sucesso dos jovens na vida política.
b. Fundamentaram o conhecimento pela razão, aprimorando pelo discurso o pensamento pitagórico e o do racionalismo platônico.
c. Foram os primeiros filósofos do período socrático e buscavam desenvolver o conceito de verdade e consciência política das classes por meio da educação de massa.
d. Eram sábios que buscavam ensinar as habilidades de oratória aos gregos, graças ao interesse pelo saber sem interesse monetário, dedicando a vida ao compartilhamento do conhecimento.
e. Questionavam Sócrates porque a filosofia é limitada em desenvolver a percepção da verdade, embora utilizassem métodos semelhantes de argumentação para chegar aos mesmos resultados.
Soluções para a tarefa
Oi, tudo bom?
Alternativa correta:
a. Foram sábios que atuavam como professores ambulantes de filosofia, ensinando, a um preço estipulado, a arte da retórica e do discurso, garantindo o sucesso dos jovens na vida política.
Os sofistas eram como professores de filosofia que cobravam um certo valor para ensinarem aos jovens gregos como ter sucesso na vida política, dando aulas de retórica e discurso. Os sofistas não se preocupavam com a verdade em si, mas sim com a vitória em uma argumentação.
Erro nas outras alternativas:
b. Os sofistas não se utilizavam de conceitos de Pitágoras nem de Platão.
c. Os sofistas não se preocupavam em desenvolver o conceito de verdade, sendo essa uma das maiores críticas dos socráticos a eles. E também é falso sobre a ''educação de massa'', os sofistas davam aulas para quem os pagassem, apenas.
d. Os sofistas cobravam pelo ensino da oratória, é impossível dizer que não havia interesse monetário em suas ações.
e. Sócrates e os sofistas não chegavam aos mesmos resultados e nem utilizavam os mesmos métodos. Sócrates estava preocupado com a verdade, enquanto os sofistas apenas com a vitória no discurso.
Bons estudos!