Filosofia, perguntado por silvapri12, 8 meses atrás

“[...] os sofistas eram cidadãos cultos, bons oradores, que desejavam ensinar a arte e a técnica política e por isso dedicavam especial atenção à retórica”. (NADER, 2019, p. 143) A respeito dos sofistas, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade, pontuando V para VERDADEIRO, ou F para FALSO: I Um fato que impulsionava os sofistas e enaltecia os seus ensinamentos era a conjuntura de que, na ágora, os cidadãos apresentavam as suas próprias causas perante os juízes. II São classificados pelos autores como objetivistas, vez que defendiam uma forma única de ver os acontecimentos. III Admitiram apenas o caráter relativo da Justiça e do Direito e afirmavam que se existisse um justo natural, todas as leis seriam iguais. IV Privilegiavam a oposição conflitiva, contradições entre princípios teóricos ou fenômenos empíricos. As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE: a. e) F, F, V, V. b. c) F, V, F, V. c. d) V, F, V, V. d. a) V, V, F, V. e. b) F, V, F, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
13

A respeito dos sofistas:

d) V, F, V, V.

I. VERDADEIRO - Um fato que impulsionava os sofistas e enaltecia os seus ensinamentos era a conjuntura de que, na ágora, os cidadãos apresentavam as suas próprias causas perante os juízes.

II. FALSO - São classificados pelos autores como objetivistas, vez que defendiam uma forma única de ver os acontecimentos.

Os sofistas eram relativistas. Para os sofistas, tudo o que se refere à vida prática, como a religião e a política, era considerado fatores culturais, logo podiam ser modificados.

III. VERDADEIRO - Admitiram apenas o caráter relativo da Justiça e do Direito e afirmavam que se existisse um justo natural, todas as leis seriam iguais.

IV. VERDADEIRO - Privilegiavam a oposição conflitiva, contradições entre princípios teóricos ou fenômenos empíricos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes