Os sofistas e Sócrates correspondem ao período antropológico da filosofia, no qual a razão procura um outro caminho para tornar inteligível o mundo humano e natural. Em relação ao período antropológico, verifica-se o seguinte:
a) Os sofistas rejeitam o relativismo e o subjetivismo de Sócrates, afirmando que há um critério objetivo de verdade e que, portanto, é possível distinguir o discurso verdadeiro do falso.
b) Ocorre a volta da razão para o interior da alma humana na tentativa de buscar o princípio originário que ela não encontrou ao buscar na ordem natural (cosmo).
c) No período antropológico consolida-se a ideia de que só é possível conhecer o mundo humano, marcado pela necessidade, uma vez que o mundo natural é irredutível à razão.
d) Sócrates nega a equação sofística conhecimento = virtude, pois o que importa para ele não é a possibilidade da verdade, mas persuadir o outro de que estamos com a verdade.
e) Os sofistas e Sócrates propõem uma espécie de ceticismo relativista ao defenderem que cada um é a medida de todas as coisas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Resposta:
os sofistas e Sócrates propõem uma espécie de ceticismo relativista ao defenderem que a verdade está em nós e que cada um é a medida de todas as coisas.
Explicação: eu estudei o texto.
Respondido por
0
Resposta: Letra "E"
Os sofistas e Sócrates propõem uma espécie de ceticismo relativista ao defenderem que cada um é a medida de todas as coisas.
Perguntas interessantes