Os Smartphones e o Cérebro
A praticidade de descobrir rapidamente uma informação que não vem fácil à memória é uma das grandes vantagens do uso de smartphones. Apesar de parecer a melhor coisa do mundo quando permitem uma busca na internet para descobrir como é mesmo o nome daquela atriz ou o endereço daquele restaurante que um amigo indicou, os celulares inteligentes podem “acomodar” o cérebro. Estudo canadense feito com usuários de telefones com acesso à internet mostrou que, quanto mais as pessoas recorrem a esses aparelhos, mais elas podem ser prejudicadas nas tomadas de decisões. Os autores do trabalho, publicado no jornal Computers in Human Behavior, acreditam que o uso excessivo dos dispositivos deixa o cérebro preguiçoso.
O estudo realizado por uma equipe da Universidade de Waterlloo sugere que a comodidade de ter várias ferramentas que auxiliam em tarefas do cotidiano pode ser um problema para a saúde das pessoas à medida que elas deixam de buscar na própria memória as informações de que precisam. [...]
Após os testes, os pesquisadores notaram que os participantes que tinham habilidades cognitivas mais “afiadas” e uma maior disponibilidade para pensar de forma analítica gastavam menos tempo usando a função de busca dos smartphones. [...]
Descobrimos que os indivíduos que mais dependem de seus smartphones como uma fonte de informação são pensadores ‘mais preguiçosos’, isto é, eles tendem a confiar em seus instintos na resolução de problemas e estão menos dispostos a pensar logicamente para chegar a uma solução”, explica Pennycook, um dos autores da pesquisa.
1. Qual a ideia principal do texto acima?
a) A grande capacidade de armazenamento de um smartphone
b) Uso exagerado da tecnologia pode ser prejudicial
c) Tornou-se impossível viver sem ter todos os dispositivos eletrônicos
d) O cérebro humano é muito limitado, por isso todos precisam de aparelhos eletrônicos eficientes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
letra (b) bgddhfdt já m bgddhfdt
Respondido por
0
O texto indica um direcionamento a ideia de que o uso, excessivamente, do celular/smartphone, poderia causar um movimento onde o cérebro se tornaria o que eles consideram como "preguiçoso". Ou seja, d) O cérebro humano é muito limitado, por isso todos precisam de aparelhos eletrônicos eficientes.
Ainda sobre tecnologia e aspectos do cérebro
Existem pesquisas que indicam que existe uma consequência direta da invasão tecnológica durante o cotidiano do sujeito, de modo em que estão em imersão. Isso causaria uma perda de controle cognitivo. O fluxo constante voltado para as informações garante que a mente se torna atraída pelo que pode ser considerado como novo.
Leia mais sobre tecnologias em https://brainly.com.br/tarefa/20822231
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
6 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás