Os sistemas elétricos de potência típicos são constituídos pela geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. A geração transforma outras formas de energia em eletricidade, enquanto que o transporte desta é realizado pelos sistemas de transmissão e de distribuição de energia. As cargas, por sua vez, podendo ser encontradas tanto a nível de transmissão como de distribuição da energia, correspondem aos consumidores finais. A respeito do funcionamento e da importância dos sistemas de transmissão e distribuição da energia, tem-se que: I. Geradores e cargas podem ser conectados em Estrela, também chamado de Delta, ou Triângulo, também chamado de Y. II. Sem os transformadores de potencial, a transmissão de energia a longas distâncias seria inviável. III. O cobre e o alumínio são materiais muito utilizados na composição de cabos de linhas de transmissão devido às suas características de alta condutibilidade, baixo custo, boa resistência mecânica, alta resistência à oxidação e baixo peso específico. IV. A distribuição primária de energia elétrica no Brasil, tipicamente, possui a tensão de 13,8 kV, e a distribuição secundária, de 220 ou 127 V. V. A faixa de servidão corresponde a distância mínima entre as linhas de transmissão e quaisquer outras instalações. A principal função é garantir a segurança da operação da rede e evitar perturbações em instalações próximas. Analisando as afirmativas acima, assinale a alternativa que contempla as corretas. Escolha uma: a. Somente a afirmativa IV. b. Afirmativas I e II. c. Afirmativas I, II, III, IV e V. d. Afirmativas III, IV e V. e. Afirmativas II e IV.
Soluções para a tarefa
A Resposta correta é a opção D (III, IV, V)
Explicação:
III. O cobre e o alumínio são materiais muito utilizados na composição de cabos de linhas de transmissão devido às suas características de alta condutibilidade, baixo custo, boa resistência mecânica, alta resistência à oxidação e baixo peso específico.
IV. A distribuição primária de energia elétrica no Brasil, tipicamente, possui a tensão de 13,8 kV, e a distribuição secundária, de 220 ou 127 V.
V. A faixa de servidão corresponde a distância mínima entre as linhas de transmissão e quaisquer outras instalações. A principal função é garantir a segurança da operação da rede e evitar perturbações em instalações próximas
Resposta: Afirmativas III, IV e V. Correto
Explicação: Corrigido pelo AVA