Os sistemas de controle de qualidade envolvem uma série de elementos necessários à segurança dos alimentos. Sobre o método de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle pode-se afirmar que o segundo princípio, o Estabelecimento de Pontos Críticos de Controle, se refere a (à):
Escolha uma:
A.
desenvolver uma lista de riscos que possam afetar a saúde do consumidor, incluindo o nível de competência dos trabalhadores, transporte de alimentos, resfriamento de volume, descongelamento de alimentos potencialmente perigosos, alto grau de manipulação de alimentos e de contato, adequação da preparação e equipamento de manutenção à disposição, armazenamento, método de preparação.
B.
definir pontos, etapas ou procedimentos nos quais podem ser aplicadas medidas de controle (preventivas), com o objetivo de manter um perigo sob controle.
C.
garantir que um perigo biológico, químico ou físico seja controlado no mínimo a um limite crítico monitorável por medida ou observação, por base científica ou regulamentar como, por exemplo temperatura, tempo, pH, atividade da água ou cloro.
D.
medição ou observação estruturada de um ponto crítico de controle relativa a seus limites críticos. Possui três funções básicas: indicar tendência para uma eventual perda de controle, determinar quando há perda de controle e ocorrência de desvios e proporcionar documentação formalizada. Os procedimentos utilizados precisam ser capazes de detectar perdas de controle do PCC, além de fornecer informações em tempo para a adoção das medidas corretivas.
E. verificação através de métodos, procedimentos ou testes suplementares àqueles usados no monitoramento, entretanto difere da monitoração, pois não permite a tomada imediata de ações corretivas. É uma fase na qual tudo que já foi realizado anteriormente passa por uma revisão de adequação para total segurança do processo.
Soluções para a tarefa
Sobre o método de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle pode-se afirmar que o segundo princípio, o Estabelecimento de Pontos Críticos de Controle, se refere a:
B) definir pontos, etapas ou procedimentos nos quais podem ser aplicadas medidas de controle (preventivas), com o objetivo de manter um perigo sob controle.
Os pontos críticos de controle referem-se as etapas dos procedimentos da entidade em que podem ser aplicadas medidas de controle, que são medidas preventivas justamente para evitar um perigo.
Além disso, é importante determinar formas de atenuar os danos casos esse risco se concretize, como manter sistemas de proteção, usar equipamentos de proteção individual e coletivas e manter os funcionários sempre atualizados sobre qualquer mudança.
Espero ter ajudado!