História, perguntado por BTHAS, 1 ano atrás

Os sindicatos surgiram em consequência da revolução industrial para defender melhores condições para os trabalhadores. Na sua opinião é possível viver com justiça sobre o capitalismo industrial? O que precisaria acontecer para isso se tornar realidade ?

Soluções para a tarefa

Respondido por RafaelaFranca98
4
não, pois o capitalismo prega principalmente a obtenção do máximo de lucro que a pessoa ou grupo puder, assim quando um indivíduo começa a lucrar, ele vai querer mais e mais, e melhorar as condições de trabalho do proletariado, como reduzir as horas de trabalho, indenizar em casos de acidentes (algo que era bastante comum naquela época), aumentar o salário, tornar o ambiente de trabalho salubre e criar a aposentadoria, vai diminuir sua margem de lucro, assim é impossível ter justiça em um modelo econômico que visa o lucro acima de qualquer outra coisa. 
Para isso acontecer, (justiça no capitalismo) os burgueses precisariam ter empatia com seus empregados e verem que as condições de trabalhos daquela época eram desumanas, eles deveriam se colocar no lugar deles e perceberem o quanto aquilo era cruel, assim deveria amenizar a ambição de obter o máximo de lucro possível e melhorar as condições de trabalho para que haja justiça e todos fiquem bem, tanto a burguesia quanto a classe trabalhadora.
Perguntas interessantes