Os sinais do envelhecimento são consequências do processo fisiológico de declínio das funções do tecido conjuntivo por interferência, também, do processo de glicação. O que ocorre nesse processo? a. Há aumento do tecido conjuntivo, impossibilitando a manutenção de uma camada de gordura uniforme sobre a pele, e degeneração das fibras elásticas, somada à menor velocidade de troca e oxigenação dos tecidos, levando a uma desidratação da pele, resultando em rugas. b. O açúcar fixa-se nas fibras de colágeno e elastina, as fibras epidérmicas se enrijecem, a substância subcutânea é danificada, a pele perde sua elasticidade e as rugas se instalam. c. O colágeno vai tornando-se mais rígido, com uma porcentagem perdida anualmente e uma diminuição no número de ancoragem de fibrilas; as fibras elásticas aumentam sua força. d. O açúcar fixa-se nas fibras de colágeno e elastina, as fibras dérmicas se enrijecem, a substância subcutânea é danificada e as rugas se instalam. e. Há uma diminuição das glicosaminoglicanas, associada a uma redução da água, que, por sua vez, aumenta a adesão, migração, desenvolvimento e diferenciação celular.
Soluções para a tarefa
b. O açúcar fixa-se nas fibras de colágeno e elastina, as fibras epidérmicas se enrijecem, a substância subcutânea é danificada, a pele perde sua elasticidade e as rugas se instalam.
O processo de glicação, comum no processo de envelhecimento, é compreendido como o processo de deposição do açúcar nas fibras epidérmicas, de forma que a elasticidade passe a ser perdida.
Diante disso, trata-se de um processo comum, que ocasiona também o aparecimento de rugas.
Resposta:
A resposta acima está incorreta. Resposta correta é
Há uma diminuição das glicosaminoglicanas, associada a uma redução da água, que, por sua vez, aumenta a adesão, migração, desenvolvimento e diferenciação celular
Explicação:
Os principais sinais do envelhecimento são as rugas, hipercromias, pele seca,
perda de luminosidade e ptose tissular. Esses sinais são consequências do processo
fisiológico de declínio das funções do tecido conjuntivo, no qual o colágeno vai
tornando-se mais rígido, com uma porcentagem perdida anualmente e uma diminuição no número de ancoragem de fibrilas; as fibras elásticas perdem força pela
diminuição da elasticidade pelo processo de glicação (elucidado no link a seguir); há
uma diminuição das glicosaminoglicanas, associada a uma redução da água, que,
por sua vez, diminui a adesão, migração, desenvolvimento e diferenciação celular.