Os seres vivos possuem mecanismos fisiológicos que permitem sua sobrevivência
Soluções para a tarefa
Podemos dizer diante do texto sobre a concepção tanto da dor nociceptiva, quanto da dor neuropática, que as afirmações I, II, III, IV e V apresentam proposições verdadeiras.
Logo, o gabarito desta questão é a alternativa B.
Caracterizando sobre a dor neuropática. O que é?
É notório que a presença da dor é crucial, pois ela nos mostra algo anormal que esta havendo em nosso corpo, bem como ela determina os nossos limites diante das ações ou atos que realizamos.
Desta forma, a dor neuropática é definida como aquela que esta vinculada aos danos do sistema neurológico do corpo, pois ela ocorre, comumente, em processos inflamatórios ou até mesmo nas lesões.
Quando pensamos em dor nociceptiva podemos defini-la como quem acontece de maneira aguda, ocorrendo diante de uma situação específica, sendo facilmente encontrada entre as dores que acontecem nos membros, nos membros internos e nas costas.
Complemento do enunciado
[...] como é o caso da dor, mostrando que algo está errado no organismo. A dor é considerada um sinal vital para o organismo, podendo estar relacionada a um dano tecidual ou a uma doença. A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a uma lesão descrita pela Associação Internacional para o Estudo da Dor – IASP.
Distinguem-se, basicamente, duas categorias: a dor nociceptiva e a dor neuropática. Assim, com relação às fibras nervosas envolvidas na transmissão e controle da dor, estão envolvidas:
I. As fibras nervosas do trato espinotalâmico são uma via estimulada por estímulos mecânicos ou térmicos.
II. Nesta via aparecem neurônios de axônios rápidos constituídos de fibras A-delta de condução rápida, produzindo a sensação da dor aguda em pontadas.
III. Partindo da medula espinhal e enviando suas terminações nervosas até a região da substância branca no sistema nervoso central, faz sinapse na região do tálamo e formação reticular.
IV. A via lenta é estimulada por fatores ou substâncias químicas, que usam as fibras C.
V. A via lenta também parte da medula espinhal fazendo sinapse na formação reticular, no colículo superior e na substância cinzenta periaqueductal. A dor dura um tempo limitado, porém, à medida que o tecido morre, o conteúdo celular extravasa, chegando à região danificada com diversas células inflamatórias, fornece um tipo de dor, que é a dor lenta ou dor inflamatória.
De acordo com as afirmativas relacionando a inervação das fibras envolvidas na dor, pode-se afirmar que:
A) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas
B) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas
C) Somente as afirmativas IV e V estão corretas
D) Somente as alternativas I e II estão corretas
E) Somente as afirmativas III e IV estão corretas
Entenda mais sobre via aferente aqui:
brainly.com.br/tarefa/25265161
#SPJ4