Os seres vivos podem ser classificados de acordo com a organização estrutural em eucariontes e procariontes. A diferença mais significativa entre ambos os tipos anteriormente citados, consiste na existência ou na ausência de uma organela que abrigue o DNA da célula.
MATEUS. G. A. P.; CARVALHO, M. F. F. Biossegurança da Cadeia de Alimentos. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019 (Adaptado).
Considerando as características dos seres procariontes, e as informações contidas na imagem acima, avalie as afirmações a seguir:
I. A organela representada pela letra "A" na imagem corresponde a um Plasmídeo, que por definição é a única fonte de DNA de seres procariotos.
II. A organela representada pela letra "B" na célula procariota acima, corresponde ao núcleo, pois envolve todas as demais organelas e o material genético da célula.
III. A organela representada pela letra "B" na célula procariota acima, corresponde ao núcleo, e uma vez que tal estrutura esteja presente na célula, afirma-se, então, que se trata de uma célula nucleada ou que contém um núcleo, caracterizando uma célula eucariótica
IV. Na ausência de um núcleo, podemos inferir que se trata de uma célula procariótica, na qual o DNA encontra-se livre no citoplasma.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II, III e IV.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
Alternativa 2:
IV, apenas.
Explicação:
I. A letra A é um plasmídeo, mas o DNA dos procariontes, geralmente composto por um único cromossoma circular, encontra-se localizado numa zona chamada nucleóide no citoplasma.
II. A letra B é a membrana plasmática
III. A letra B é a membrana plasmática
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás