Os seres vivos podem fazer parte de algumas divisões, conforme suas caracteristicas. Quais são elas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os seres vivos são divididos em 5 reinos, são eles: vegetal, animal, fungi, protista e monera
Explicação:
Resposta:
Autótrofos: seres vivos capazes de sintetizar o próprio alimento através de processos anabólicos;
Heterotróficos: seres vivos que não são capazes de sintetizar o próprio alimento, devendo obter a matéria orgânica necessária para seus processos metabólicos através do consumo de outros seres vivos ou da matéria orgânica produzida pelos indivíduos autótrofos.
Quanto à forma de produção de matéria orgânica, os indivíduos autótrofos podem ser classificados em:
Fotossintetizantes: seres que utilizam a energia luminosa para a produção de matéria orgânica através do processo de fotossíntese;
Quimiossintetizante: Seres vivos que utilizam de compostos químicos inorgânicos para a produção de matéria orgânica através do processo de quimiossíntese.
Quanto ao hábito alimentar, isto é, o tipo de alimento consumido para seus processos metabólicos, os seres vivos heterótrofos podem ser subdivididos em:
Herbívoros: seres que se alimentam de plantas e vegetais;
Carnívoros: seres vivos que se alimentam de outros seres, geralmente através da caça ou de restos de animais, como os fungos e bactérias decompositoras.
Dentro de um ecossistema, os seres vivos estabelecem relações ecológicas de predação e/ou herbívora entre eles, de forma que estabelecem uma cadeia alimentar. Os seres vivos dentro de uma cadeia alimentar podem ser ainda classificados quanto ao seu nível trófico dentro dessa cadeia:
Produtores: na base da cadeia, são os organismos que autótrofos que produzem o seu próprio alimento;
Consumidores primários: indivíduos herbívoros que se alimentam dos produtores;
Consumidores secundários: indivíduos carnívoros que se alimentam dos produtores primários;
Consumidores terciários: indivíduos carnívoros que se alimentam dos produtores secundários;
Decompositores: seres que contribuem para a ciclagem de nutrientes dentro do ecossistema, se alimentando de restos e carcaças de outros indivíduos (produtores ou consumidores). Por exemplo, os fungos e bactérias.