Biologia, perguntado por marianauchiha2, 8 meses atrás

Os seres vivos

Os seres vivos diferem-se dos não vivos pela presença de células (unidade microscópica estrutural e funcional dos organismos vivos). O homem, o cachorro, a orquídea e até as bactérias (ainda que microscópicas) são considerados seres vivos.Identificar os seres vivos pode parecer fácil, mas você sabe o porquê de uma bactéria ser considerada ser vivo e um vírus não? Sendo que ambos são microscópicos, podem causar doenças e se multiplicam rapidamente.

Com base no texto acima, e nas explicações dadas pela professora durante a aula, quais são as características dos seres vivos? Por que o vírus não pode ser considerado um ser vivo? *

Soluções para a tarefa

Respondido por renanrangelpastel
1

Resposta:

A célula é a unidade básica dos organismos vivos

Os seres vivos diferem-se dos não vivos pela presença de células (unidade microscópica estrutural e funcional dos organismos vivos). O homem, o cachorro, a orquídea e até as bactérias (ainda que microscópicas) são considerados seres vivos.

Explicaçao

bons estudos


marianauchiha2: obrigado
renanrangelpastel: de nada
Respondido por barrosluca97
2

Para um organismo ser considerado vivo, as características mais importantes que deve ter são:

⇒Composição química orgânica (baseada em carbono);

⇒Estrutura celular (uni ou multicelular);

⇒Atividade metabólica (reações que envolvem armazenamento ou liberação de energia: quimiossíntese ou fotossíntese e respiração celular anaeróbia ou aeróbia);

⇒Reações à estímulos do ambiente;

⇒Reprodução (assexuada ou sexuada);

⇒Capacidade de evolução (mutações no material genético).

Como os vírus não possuem todas essas características (não têm estrutura celular nem metabolismo próprio), muitos biólogos consideram que não são seres vivos.

Porém, como apresentam composição orgânica (proteínas e ácidos nucleicos = o material genético), capacidade de reprodução (replicam-se dentro de células vivas) e evolução (mutações), há os que considerem os vírus como seres vivos.

Portanto, podemos considerar que os vírus encontram-se no limite entre o que pode ser considerado vivo e o que não pode.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes