Os seres vivos apresentam em comum o material genético denominado DNA (ácido desoxirribonucleico). O DNA é formado por nucleotídeos, que são compostos por uma molécula de desoxirribose (açúcar), uma molécula de fosfato e uma base nitrogenada, que pode ser púrica (A- adenina; G- guanina) ou pirimídica (T- timina; C- citosina).
Os nucleotídeos são organizados em linhas (fita) e unidos por ligações fosfodiéster. Essa ligação pode ocorrer entre qualquer nucleotídeo. No entanto, o DNA é formado por duas fitas organizadas em hélice, que são unidas por meio das bases nitrogenadas, onde adenina liga-se somente à timina, e guanina liga-se somente à citosina, através de pontes de hidrogênio.
A partir da extração de DNA, é possível verificar o seu aspecto, observá-lo e identificar quais organismos e células podem ser encontrados e, assim, possibilitar o debate e aprofundamento de questões científicas relacionadas à biologia celular, molecular e genética.
Em nossa atividade prática faremos a observação de um DNA! Para isso utilizaremos a cebola, pois ela possui pequenas quantidades de pectina (que podem ser facilmente confundidas com o DNA) e por apresentar células grandes que se rompem quando a cebola é picada.
Materiais:
- Uma cebola grande;
- Faca de cozinha;
- Uma colher de sopa;
- Uma colher de chá;
- Dois copos;
- Água filtrada;
- Sal de cozinha;
- Detergente;
- Álcool gelado;
- Filtro de café;
- Gelo;
- Recipiente e local para se fazer banho-maria.
Método:
- Com a faca de cozinha, pique a cebola em pedaços;
- Coloque quatro colheres de sopa de detergente e uma colher de chá de sal em meio copo de água. Mexa bem até a dissolução do sal;
- Coloque a cebola picada no copo com a solução de detergente e sal, tampe o copo com plástico filme e leve ao banho-maria por 20 minutos (o banho-maria deve ficar em fogo baixo);
- Retire a mistura do banho-maria e coloque o copo em um recipiente contendo o gelo por cinco minutos, de forma que a solução resfrie;
- Depois de resfriada, coe a mistura no filtro de papel e recolha o filtrado em um copo limpo (a solução dará aproximadamente meio copo);
- A esse filtrado, adicione meio copo de álcool gelado. Deixe o álcool escorrer vagarosamente pela borda, de forma que se obtenham duas fases: a superior, alcoólica; e a inferior, aquosa. Não misture as fases. Aguarde 5 minutos.
- Entre as duas fases vão se formar fios esbranquiçados. Esses fios são aglomerados de DNA.
Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2019 (adaptado).
Abaixo segue link do vídeo do youtube sobre a aula prática proposta: .
Nome do vídeo: Como ver o DNA da cebola (EXPERIÊNCIA).
Após a observação da atividade prática, com base no conhecimento sobre Biologia Celular e Molecular, responda aos questionamentos abaixo:
1- Descreva qual a função do sal de cozinha, do detergente e do álcool gelado utilizados na extração do DNA. (Máximo 10 linhas)
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:O sal misturado a água foi utilizado para neutralizar o DNA que precipitara com o alcool gelado
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás