Os seres humanos, são seres pluricelulares, ou seja, são formados por muitas células. Porém a origem desses seres vivos está em uma primeira célula. Qual o nome dessa primeira célula?
Soluções para a tarefa
Resposta: Pelos organismos protistas.
Os seres pluricelulares ou multicelulares são organismos formados por conjuntos de células semelhantes e interdependentes, que desempenham uma ou mais funções.
Teoria Simbiótica. Nessa teoria, os organismos pluricelulares se originaram do processo de simbiose entre os organismos protistas.
Explicação:
Pluricelulares são organismos formados por várias células.
Possuem reprodução sexuada ou assexuada e podem ser autotróficos ou heterotróficos.
Os organismos pluricelulares, também chamados de multicelulares, são aqueles formados por mais de uma célula.
As células são fundamentais para a formação e estruturação dos seres vivos. Ou seja, um ser vivo não consegue exercer atividades vitais sem a presença de uma célula.
As células presente nos seres multicelulares apresentam estrutura complexa e atuam de forma conjunta para manter o funcionamento do corpo em equilíbrio;
Assim, um grupo de células formam os tipos de tecidos, que formam os órgãos e depois os sistemas do corpo. Cada parte desempenha uma função específica
Os organismos pluricelulares são formados por uma grande quantidade de células.
São diferentes, por exemplo, dos seres unicelulares, que são formados apenas por uma única célula.
Dessa forma, por conta da variedade celular, os seres multicelulares apresentam maior complexidade em relação à estrutura.
As células que compõem os organismos multicelulares trabalham de forma conjunta para que o funcionamento do corpo se mantenha em equilíbrio.
Os multicelulares, assim como ocorre com os organismos unicelulares, podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada.
Os organismos multicelulares podem ser autotróficos ou heterotróficos. Os seres autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento por meio de processos naturais, como a fotossíntese e quimiossíntese;
Neste caso, as plantas são um exemplo de seres multicelulares autotróficos.
Já os seres heterotróficos são aqueles que não produzem o próprio alimento e dependem dos seres autotróficos para produção de energia;
Os animais, por exemplo, fazem parte do grupo dos multicelulares heterotróficos.
Existem três teorias que explicam como os multicelulares surgiram. A primeira, denominada Teoria Colonial, explica que os organismos pluricelulares surgiram de uma colônia de células;
Neste caso, cada célula teria se especializado em alguma função para, juntas, proporcionarem a estrutura e funcionamento de um ser vivo. Inclusive, é a teoria aceita atualmente.
Teoria Simbiótica. Nessa teoria, os organismos pluricelulares se originaram do processo de simbiose entre os organismos protistas.
Em síntese, as características dessa teoria se assemelham à Teoria Colonial. O único aspecto diferente é o organismo ancestral, que pertence a espécies diferentes.
- Espero ter te ajudado de qualquer forma! :)