os séculos XVII e XVIII ficaram marcados no Brasil colonial pela expansão territorial. Os principais responsáveis por essa expansão foram:
Soluções para a tarefa
A primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza se deu em 1532, e ele fundou o primeiro núcleo de povoamento, a Vila de São Vicente. O primeiro ciclo econômico constituiu-se da exploração do pau-brasil, cuja madeira avermelhada permitia a produção de corante vermelho.
Ad
Em 1532, Martim Afonso de Sousa combateu os piratas franceses e instalou, em São Vicente, a primeira povoação dotada de um engenho para produção de açúcar. A colonização do território brasileiro seguiu um padrão de ocupação e povoamento das regiões litorâneas.
Ocupar e povoar o litoral era uma estratégia para a consolidar a posse de Portugal sobre as novas terras, afastando o risco de incursões e invasões estrangeiras por mar.
Tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os dois países protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, suas posses no território da América do Sul.