Biologia, perguntado por carla1256, 11 meses atrás

Os sapos bebem água?

Não. Sapos, rãs e pererecas não bebem água como os humanos. Eles absorvem água através da pele. Algumas espécies, quando têm sede, procuram ficar em contato com as folhas das árvores ou de outras plantas que ficam molhadas pela chuva ou pelo orvalho. Também podem retirar a água do próprio ar úmido das florestas. Abrigar-se no meio das bromélias é uma boa estratégia para manter o corpo sempre hidratado.

Desse modo, os anfíbios podem viver bem longe das lagoas e dos rios depois que deixam de ser girinos. Você notou como é importante a pele para os sapos e as rãs? Ela serve tanto para respirar como para absorver a água de que necessitam.

WOEHL JR, Germano; WOEHL, Elza Nishimura.Anfíbios da Mata Atlântica. Jaraguá do Sul: Instituto Rã-Bugio para Conservação da Biodiversidade, 2008. p. 10.

 

Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. O sapo é um exemplo de anfíbio anuro, que se distingue dos urodelos e dos ápodes por sua dependência do ambiente aquático para a reprodução.

II. Os anfíbios foram os primeiros vertebrados com pulmões verdadeiros, portanto são terrestres e não dependem do ambiente aquático.

III. A pele dos anfíbios é fina, úmida e vascularizada.

IV. Longe das lagoas e dos rios, os anfíbios absorvem água do ar e das plantas principalmente.

 

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
46

V - F - V - F

Analisando:

I. Verdadeira

O sapo é um exemplo de anfíbio anuro, que se distingue dos urodelos e dos ápodes por sua dependência do ambiente aquático para a reprodução.

II.  Falsa

Os anfíbios foram os primeiros vertebrados com pulmões verdadeiros, portanto são terrestres e não dependem do ambiente aquático.

Eles dependem do meio aquático para se reproduzirem.

III.  Verdadeira

A pele dos anfíbios é fina, úmida e vascularizada.

IV.  Verdadeira

Longe das lagoas e dos rios, os anfíbios absorvem água do ar e das plantas principalmente.

Bons estudos!

Perguntas interessantes