Os salmões são peixes migratórios, no início de sua vida, nascem na água doce e migram para água salgada onde vivem até a fase adulta. Quando chega em sua fase adulta, na época de reprodução, migram da água salgada para água doce. Depois desse evento de reprodução, morrem. Para assegurar o equilíbrio osmótico de seu corpo, esses peixes que migram temporariamente da água salgada para água doce e vice-versa, apresentam o seguinte mecanismo:
A)Quando em água doce, urinam pouco e eliminam sais por transporte ativo. B)Quando em água doce, urinam pouco e eliminam sais por transporte passivo. C)Quando em água doce, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo. D)Quando em água salgada, urinam muito e não eliminam os sais em excesso. E)Quando em água salgada, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo.
Soluções para a tarefa
Olá!
Nos peixes, a regulação osmótica (osmorregulação) é realizada pelo rim, brânquias e pele (barreira).
Como o salmão(anádromo) deve ser muito versátil em seu ajuste osmótico, ele possui rins, brânquias e mucosa oral capazes de suportar tanto a entrada quanto a secreção de alguns íons contra os gradientes de difusão.
No processo de osmoregulação do salmão na água salgada, os íons que abrigam a água penetram no corpo desse animal através das brânquias.
Os salmões ingerem grandes quantidades de água constantemente, e o excesso de sais que é gerado é expelido para o exterior por meio de três vias: as fezes, a urina e as próprias brânquias.
Assim a alternativa correta é:
E)Quando em água salgada, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo.
Resposta:
a alternativa correta é a letra C, Quando em água doce, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo.