Os rótulos ambientais, popularmente denominados selos verdes, indicam atributos ambientais em produtos e serviços, que podem tomar a forma de afirmações, símbolos aplicados nos produtos, ou nas suas embalagens, e outras formas de comunicação direta com os consumidores (BARBIERI, 2016). A rotulagem ambiental de produtos e serviços é baseada em iniciativas voluntárias e é um relevante fator de competição. Isto porque é uma importante ferramenta de comunicação entre as empresas, autoridades públicas e consumidores. Logo, os selos ambientais promovem a inovação no desenvolvimento tecnológico, gestão e marketing, objetivando a proteção do meio ambiente e atuando no aumento da conscientização dos consumidores (ABNT, 2014). Conforme ilustrado na figura a seguir, um exemplo de rotulagem ambiental trata-se do rótulo Forest Stewardship Council (FSC) ou Conselho de Manejo Florestal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a baixo
Explicação:
A rotulagem FSC é um que verde, sigla que traduzida do inglês significa Conselho de Manejo Florestal.
Através de seu sistema de certificação, o selo FSC reconhece a produção responsável de produtos florestais, permitindo que os consumidores e as empresas tomem decisões conscientes de compra, beneficiando as pessoas e o ambiente, bem como agregando valor aos negócios.
Dentre as normas internas das empresas certificadoras as empresas que buscam o selo verde também têm as normas nacionais para seguir assim como as ISO 14020, 14021, 14024 e 14025.
Com os selos verdes podemos desenvolver competição entre os produtores para estimular avanços ambientais no setor, assim como orientar os consumidores na compra de produtos que tenham menores riscos e impactos ambientais em relação a outros produtos da mesma categoria disponíveis no mercado e permitir que os produtos etiquetados possam estimular o consumo sustentável e os modelos de produção, através da adoção de políticas públicas e vendas e compras verdes.
Chegando ao objetivo final de melhoria das performances ambientais e redução de problemas e impactos ambientais, ter a satisfação do consumidor como a melhoria das condições de vida saúde e felicidade.