Os romanos orgulhosos de suas origens gostavam de contar que nesse lugar seu primeiro rei fundara a cidade. A esse rei chamavam Rômulo. Ele havia sido o primeiro romano. O fundador de uma cidade não podia ser senão seu rei, e é por isso que, no início, Roma foi governada por reis. Havia reis em Alba e não se conheciam no país outras formas de governo. O rei não era um personagem qualquer era designado pelos Deuses, e mais, a imagem viva do grande Deus da cidade, Júpiter. Não é de se espantar que Rômulo, quando desapareceu do mundo dos vivos, fosse considerado um Deus. GRIMAL, P. História de Roma. São Paulo: Unesp, 2011 (adaptado). A partir do texto, a memória social construída diante da lenda tinha como propósito político: a) Apagar o passado glorioso. b) Recuperar a verdade histórica. c) Criticar a dominação imperial. d) Enfraquecer o sistema republicano. e) Legitimar os governantes monárquicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
40
A alternativa E) é a correta.
A ideia do texto é de fato legitimar os governantes monárquicos, que detinham grandes poderes em suas mãos, o que era bastante perigoso, já que todo o poder sobre um sociedade estava com os reis.
Maquiavel fala que um monarca deve saber se aproveitar de suas condições, também deve se proteger e deve fazer coisas que a maioria da população desaprova, como trair, usar as pessoas, entre outras coisas.
A condição de monarca é muito poderosa, mas também é muito frágil, pois várias pessoas querem o mal ou até mesmo a morte dessas pessoas, por tanto, um monarca deve saber se aproveitar bem de sua posição.
Espero ter ajudado!
Respondido por
1
Resposta: letra E
Explicação:Só lê
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Informática,
8 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás