Os romances realistas são tomados pela crítica como romances de tese, nos quais aspectos sociais são explorados de modo a refletir uma perspectiva crítica do autor frente à realidade. Pensando nisso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Contrapondo-se ao Romantismo, cuja estética é marcada por aspectos como o individualismo, misticismo e subjetividade, os textos realistas objetivam o racionalismo, bem como realizam a denúncia da falência das instituições sociais. PORQUE II. O Romance Realista parte da premissa de que é impossível realizar um retrato verossímil de uma época, de modo que o escritor deve portar-se como um cientista que formula apenas hipóteses e as testa dentro de um contexto controlado, como em um laboratório. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A afirmação I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A afirmação I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As afirmações I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3:
A afirmação I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
I - O Realismo (racionalismo) se contrapõe ao Romantismo (subjetivismo e misticismo), denuncia ainda a falência do casamento. -- CERTO
II - O realismo tenta fazer um retrato verossímil da época, e não afirma ser impossível.
A alternativa correta é a 3, já que apenas a proposição I descreve corretamente características dos romances realistas (contraposição ao romantismo, racionalismo e crítica às instituições sociais.
Características do Realismo
O realismo é um movimento artístico e literário que surgiu na França no século XIX. Sua oposição ao romantismo se dá no rompimento com sua visão idealizada da vida e com sua proposta de um olhar mais objetivo e crítico sobre a realidade.
Entre suas principais características estão a objetividade, linguagem direta, narrativa lenta e impessoalidade do narrador.
Como exemplo de autores realistas na literatura pode-se citar Gustave Flaubert, na França, Eça de Queiroz, em Portugal e Machado de Assis, no Brasil.
Aprenda mais sobre o romantismo no link: https://brainly.com.br/tarefa/9909150
#SPJ2
Oposição aos ideais românticos.
Retrato fidedigno da realidade.
Busca do objetivismo.
Cientificismo e materialismo.
Veracidade e contemporaneidade.
Linguagem descritiva e detalhada.
Temas urbanos, sociais e cotidianos.
Crítica aos valores burgueses e instituições sociai