Administração, perguntado por Gepe01, 4 meses atrás

Os robôs colaborativos têm ganho espaço nas indústrias. Por trabalharem de forma autônoma, conseguem tomar decisões em condições críticas e/ou anormais, por exemplo:

Imagine que você é um consultor técnico e foi acionado por um cliente para solucionar um problema de baixa produtividade em um processo de usinagem de uma indústria do setor de metalmecânica.
Ao analisar a célula de manufatura em questão, você identificou que ela é composta por quatro máquinas com tecnologia CNC que executam o processo de forma sequencial. Todas as máquinas são equipadas com sistemas de troca rápida de ferramentas. Cada máquina é alimentada por um operador humano.

Ao avaliar o processo, você identificou que as máquinas estão devidamente programadas e executam suas tarefas dentro de um tempo aceitável, porém o atraso é causado pelo alto tempo que os operadores levam para colocar as peças nas máquinas e retirá-las. Considerando que será possível retirar apenas três colaboradores do processo, devido a algumas restrições, você concluiu que a melhor opção será a instalação de um robô colaborativo para realizar a alimentação e a troca de produtos entre máquinas.

Para tanto, elabore uma lista (no mínimo 14 tópicos) que justifique o investimento em tal tecnologia. Caso necessário, justifique.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavopintoborges
4

Padrão de resposta esperado

A instalação de um robô colaborativo na célula de manufatura em questão trará diversos ganhos, como:

1. Redução dos riscos de lesões nos colaboradores, causadas pelo trabalho repetitivo, bem como pela proximidade com as partes móveis da máquina.

2. Mão de obra híbrida, considerando que o equipamento trabalhará junto com o operador humano.

3. Os operadores que foram retirados do processo poderão ser qualificados para trabalharem com as tarefas mais elaboradas, que exijam discernimento e menor esforço físico. Poderão também trabalhar na programação, na manutenção e na supervisão dos equipamentos.

4. Redução no tempo de operação.

5. Menor número de paradas não planejadas.

6. Execução ininterrupta da tarefa.

7. Redução de desperdício.

8. Diminuição do número de falhas.

9. Maior precisão na execução da tarefa.

10. Menor número de quebras.

11. Os robôs modernos têm baixo custo de manutenção.

12. Alta durabilidade do equipamento.

13. Facilidade de programação.

14. Rápido retorno de investimento.

Explicação:


gustavopintoborges: essa eh o padrao esperado.
Perguntas interessantes