os riscos ocupacionais da profissão "Mergulhador”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As criaturas marítimas, o perigo de se perder de onde começou a mergulhar, equipamento quebrar, respiração etc
Resposta:
Pressão Anormal
Explicação:
O principal risco ocupacional é a exposição à Pressão Hiperbárica.
O organismo humano é adaptado para receber a quantidade de oxigênio disponível no ar ao nível do mar. Por mais que o corpo seja capaz de sobreviver em pressões menores (geralmente observadas em altitudes maiores), pressões maiores podem ser prejudiciais.
Quando o mergulhador passa muito tempo em profundidades muito grandes, o aumento da pressão faz com que o nitrogênio contido no ar respirado se dissolva nos tecidos do corpo. Isso acontece porque, durante o mergulho, os pulmões captam mais nitrogênio do que o organismo está acostumado.
Com a diminuição da pressão, à medida em que o mergulhador retorna à superfície, o nitrogênio gradualmente começa a ser dissolvido nos tecidos do corpo e levado aos pulmões — que faz o trabalho de expeli-lo. Se o mergulhador não realizar o processo de subida de forma cuidadosa e lenta, o nitrogênio é expelido de forma repentina, formando bolhas na circulação sanguínea e nos tecidos. Isso pode levar a obstrução nas artérias e veias, podendo levar à morte do trabalhador.
Para evitar que esses problemas ocorram, é necessário contar com profissionais capacitados a avaliar a saúde dos mergulhadores e apontar a necessidade de intervenções ou mudanças no trabalho. Vale lembrar que trabalhadores que se submetem a pressões hiperbáricas durante a sua jornada de trabalho têm direito à adicionais de insalubridade e aposentadoria especial.