Os riscos e as consequências da alta produção do lixo eletrônico na sociedade brasileira
Soluções para a tarefa
Dezoito meses é o tempo médio de vida de um smartphone. Conforme um novo aparelho chega às lojas, outros são aposentados e, assim, o que era um artigo quase fundamental, vira um problema. Os eletrônicos descartados podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar. A contaminação do organismo com os metais pesados, por exemplo, traz diversas consequências para o organismo.
Convém ressaltar, a princípio, que anualmente é registrado cerca de 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo, segundo o site "Galileu" o Brasil o sétimo maior produtor do mundo, com 1,5 mil toneladas por ano. Devido à composição heterogênea dos materiais eletrônicos, reciclá-los com segurança é complexo, caro e exige pessoal capacitado. Na maior parte do tempo, como mostra o estudo da ONU [realizado pela Universidade das Nações Unidas – UNU], não é isso o que ocorre. Através de processos de reciclagem informais, metais pesados, como o chumbo, são frequentemente liberados no meio ambiente, e torna-se um risco a saúde da sociedade.
Em consequência disso, os eletrônicos quando descartados em lixões começam afetar diretamente a população com problemas respiratórios e danos ao sistema nervoso, que podem ser desencadeados a partir da contaminação do organismo com mercúrio, chumbo e cádmio presentes. Contudo, o assunto lixo eletrônico, em geral, ainda não possui grande atenção da sociedade. Apesar de ser um assunto regulamentado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) através da Lei 12305 de 2010, pouco ou quase nada progrediu em relação ao tema.
Diante dos fatos supracitados, concluísse que as leis sozinhas não dão conta do desafio, é preciso fiscalizar a cadeia de produção e descarte, além de estimular a reciclagem adequada desses materiais. Além disso é necessário que os consumidores contribua com o descarte adequado do eletrônico. Dessa forma, será possível reduzir os números de poluição eletrônica e diminuir os danos a saúde por conta do lixo eletrônico.
O lixo eletrônico é um problema cada vez maior em nosso pais, pois a medida que celulares, computadores, tvs ,dentre outros são descartados indevidamente, eles acumulam poluindo o solo, rios, o mar, trazendo consequências por milhares de anos.
O que fazer com o lixo?
produtos eletrônico são os produtos menos duráveis nossa sociedade de consumo, pois a medidas que compramos estes bens com pouco tempo eles se tornam inutilizáveis, quando surge um novo modelo, o que nos alimenta o consumo de novos produtos, contudo o descarte dos antigos.
Em nossa sociedade Brasileira estes bens quando na maioria dos casos quando são descartados vão para locais inapropriados, gerando o acumulo lixo, em em locais como aterros, lixões, rios, e mares.
Trazendo conseguias graves para o meio ambiente, pois o lixo eletrônico duram centenas e milhares e anos para se decompor, neste período permanece poluindo o meio ambiente.
Mais assuntos relacionados a descarte de lixo eletrônico;
https://brainly.com.br/tarefa/53545601?referrer=searchResults
#SPJ2