Geografia, perguntado por G1OVAN1, 4 meses atrás

os rios voadores acontecem sempre ou de vez em quando?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por amandapereirac66
1

Resposta:

de vez em quando

Explicação:

Os rios voadores, pesquisados desde 2008, por Gerard Moss, engenheiro e explorador francês naturalizado brasileiro, são imensos cursos de água atmosféricos vindos da Amazônia, tendo muitas vezes nuvens, formados pela elevada concentração de vapor-d’água, empurrados pelos ventos alísios em direção a oeste.

Respondido por wesleyfabianosilva
1

Resposta:

Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”,  formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Essa umidade, nas condições meteorológicas propícias como uma frente fria vinda do sul, por exemplo, se transforma em chuva. É essa ação de transporte de enormes quantidades de vapor de água pelas correntes aéreas que recebe o nome de rios voadores – um termo que descreve perfeitamente, mas em termos poéticos, um fenômeno real que tem um impacto significante em nossas vidas.

A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada pelo oceano Atlântico e carregada pelos ventos alíseos. Ao seguir terra adentro, a umidade cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da árvores sob o sol tropical, a floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água. Dessa forma, o ar é sempre recarregado com mais umidade, que continua sendo transportada rumo ao oeste para cair novamente como chuva mais adiante.

Explicação:

Perguntas interessantes